Sesa realiza solenidade de 40 anos do HIV/Aids no Ceará no Dia Mundial de Luta contra a doença

4 de dezembro de 2023 - 16:44 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Diana Vasconcelos

Secretária destaca a importância do trabalho conjunto na luta contra o HIV

A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, na tarde da última sexta-feira (1º), no Dia Mundial de Luta contra a aids, a solenidade “40 anos do HIV/aids no Ceará: avanços e conquistas”. O evento faz um resgate histórico da doença no Ceará, da luta dos pacientes pelo tratamento e do combate aos preconceitos carregados pela doença.

A data também celebra a abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização ao tratamento precoce contra a doença. “Todo 1º de dezembro sinto uma mistura de sentimentos. Eu fico feliz por estar vivo por 25 anos, mas é duro. E é ainda mais duro quando penso nos que não conseguiram”, ressaltou o presidente da Rede Nacional das Pessoas que vivem com HIV/aids, Vando Oliveira, na abertura do evento.

A aids ocorre quando a infecção pelo HIV de longo prazo causa uma queda na imunidade do paciente, possibilitando o surgimento de infecções oportunistas. “Temos mais de um milhão de pessoas infectadas em todo o Brasil e esse número tende a crescer. Precisamos trabalhar juntos”, disse a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, durante a abertura da solenidade.

A secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel, também esteve no evento. “O mês de dezembro é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da prevenção, do tratamento e da conscientização sobre a doença. O acesso ao tratamento e a informação de qualidade contra o vírus e a doença é uma luta desta gestão”, informou a secretaria executiva.

Além das personalidades já citadas, estiveram presentes na solenidade o infectologista e diretor técnico do Hospital São José (HSJ), Lauro Perdigão; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral; a presidente do Movimento das Mulheres Positivas no Ceará, Orleanda Gomes Alves; entre outros.

Movimentos sociais e gestores participaram do evento no Dia Mundial de Luta contra a aids

Dados no Ceará

O primeiro caso de aids no Ceará foi diagnosticado em 1983. Segundo boletim mais recente da Secretaria, foram notificados 25.044 casos de aids em adultos, 455 casos em menores de 5 anos de idade e 20.494 casos de infecção pelo HIV no Estado.

Este ano, até 18 de novembro, foram 1.650 casos detectados de HIV e 742 de aids, de acordo com a Planilha de Notificação Semanal (PNS). Até o momento, a taxa de aids registrada em 2023 é de 7,5 casos por 100.000 habitantes.