De serviço de suporte a carro-chefe: Neurologia do HGF completa 25 anos com simpósio comemorativo e mais de mil atendimentos por mês

1 de dezembro de 2023 - 11:38 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins e Suzana Mont’Alverne
Fotos e arte gráfica: Felipe Martins

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, no próximo dia 8 de dezembro, um simpósio em comemoração aos 25 anos do serviço de Neurologia da unidade. O evento, voltado para o público do próprio hospital, tem como objetivo resgatar um pouco da história e apresentar os avanços técnico-científicos do serviço que começou como consultoria e que hoje é referência no Norte e Nordeste em atendimento de alta complexidade.

“A Neurologia do HGF começou em 1998, com cinco profissionais, e funcionava basicamente como suporte às demais especialidades”, conta a coordenadora do serviço, Fernanda Maia. “Hoje, temos 20 ambulatórios, sete salas de consultório e atendimento de segunda a sexta. São mais de mil atendimentos ambulatoriais de alta complexidade oferecidos, mensalmente, à população cearense. Esse é nosso grande impacto”, pontua a médica.

Na assistência eletiva e emergencial, o serviço também se destaca. Há 14 anos em atividade, a unidade de AVC do HGF é a única do Brasil a ter uma enfermaria exclusiva para tratamento de AVC Hemorrágico. São 15 leitos dedicados para este tipo e 20 para AVC Isquêmico (o mais comum). Anualmente, mais de dois mil pacientes são atendidos com a doença no hospital, número bem acima da média dos principais centros de atendimento do gênero no mundo, garante a médica.

Há 25 anos em atividade, serviço de Neurologia do HGF já formou 85 médicos especialistas

“Conseguimos ofertar hoje um atendimento especializado em AVC que vai desde o acolhimento pela equipe de Enfermagem na porta da Emergência até os procedimentos mais complexos, alguns deles realizados em pouquíssimas instituições do País, como a trombectomia mecânica (procedimento cirúrgico que busca desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo arterial do cérebro)”, ressalta Maia.

LEIA MAIS: Serviço de Neurologia do HGF é homenageado em solenidade na Alece pelo trabalho com pacientes com doenças raras 

Ao todo, o HGF conta com 47 leitos de Neurologia, sendo 20 de AVCI, 15 de AVCH, 12 gerais em enfermaria e 12 de apoio à Emergência. O serviço também oferece exames de suporte diagnóstico, como eletroencefalograma, eletroneuromiografia e potencial evocado.

Frutos do ensino e da pesquisa

Além do impacto assistencial, o crescimento do serviço de Neurologia do HGF evidencia a formação de especialistas e subespecialistas por meio da residência médica. De 2004 até hoje, 85 médicos neurologistas foram formados no hospital. Muitos destes egressos, afirma a coordenadora, atuam hoje em unidades do interior do Ceará, em outros estados e até fora do Brasil.

Estudos científicos desenvolvidos pelo serviço de Neurologia do HGF são destaques em publicações nacionais e internacionais

Também se destacam pesquisas e estudos publicados em revistas nacionais e internacionais em diversas áreas na Neurologia, como neurovascular, neuroimunologia, doenças de distúrbios de movimentos, entre outras.

Em 2021, o estudo Resilient, no qual participaram profissionais do HGF, foi publicado pela revista The New England Journal of Medicine, uma das revistas médicas científicas mais importantes do mundo e o segundo periódico indexado mais citado no planeta. A pesquisa, financiada pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo comprovar a eficácia da técnica da trombectomia mecânica no tratamento de AVC. “Foi uma publicação importantíssima porque mudou a diretiva do Ministério da Saúde. O tratamento foi incorporado por causa desse estudo”, afirma Fernanda.

Equipe multiprofissional

Além de neurologistas, o serviço conta com uma equipe multiprofissional completa com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que dão suporte, desde o acolhimento até a reabilitação dos pacientes.

Serviço:

Simpósio Comemorativo: 25 anos Serviço de Neurologia do HGF
Data: 8 de dezembro
Horário: 8h às 17h30
Público-alvo: profissionais do HGF
Confira a programação: