Formação de residentes: Hias e ESP/CE celebram conclusão da segunda edição do Projeto Velas

29 de novembro de 2023 - 14:44 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho

Curso para preceptores contou com matriz elaborada pela ESP/CE em colaboração com o Centro de Estudos do Hias

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), concluiu, nesta quarta-feira (29), participação na segunda edição do Projeto Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Residências em Saúde (Projeto Velas). A unidade hospitalar foi a primeira da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) a finalizar o segundo ciclo da capacitação que é voltada para preceptores das residências médicas e multiprofissionais.

Com matriz e a estrutura elaboradas em colaboração com o Centro de Estudos do Hias, juntamente com coordenadores das áreas de Formação Continuada das Residências, a iniciativa propôs o desenvolvimento de competências e habilidades educacionais dos participantes, incluindo aspectos relacionados a metodologias contemporâneas de ensino-aprendizagem e avaliação.

Para o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, a formação conjunta de profissionais da saúde encontra o ambiente ideal na colaboração entre a ESP/CE e o Hias, pois a integração já existente na unidade hospitalar proporciona um cenário propício para esse tipo de aprendizado.

“É essencial que estejamos mais presentes nos ambientes de prática, pois é onde efetivamente desempenhamos nosso trabalho. Este momento representa um marco significativo para a Escola, pois concluímos mais uma etapa importante. Agradeço ao Hias pela disposição em coordenar esta enorme residência. Colaborar com iniciativas desse porte é motivo de orgulho para a ESP e reconhecemos o empenho e a dedicação envolvidos. Desejo sinceramente que possamos formar os melhores profissionais para atender à população que tanto precisa”, afirmou.

Conforme a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Pediatria do Hias, Larissa Loiola, o maior desafio foi planejar o Velas de forma a agregar a maior quantidade possível de preceptores. “Só a residência multiprofissional possui mais de cem preceptores e conseguimos formar duas turmas com a generosidade de uma equipe que se dividiu, além de contarmos com o apoio da ESP para as simulações. Foi a realização de um sonho, para mim, nos integrarmos para desenvolver as potencialidades de cada especialidade”, disse.

“O curso não apenas me capacitou como especialista, mas também despertou em mim uma paixão pela preceptoria”, disse a residente de enfermagem Ana Jéssica Dias

A residente de enfermagem Ana Jéssica Dias afirma sentir orgulho de sua formação por meio da ESP/CE e gratidão pelas oportunidades que a residência no Hias proporcionou. “Reconheço que o curso não apenas me capacitou como especialista, mas também despertou em mim uma paixão pela preceptoria. Fazer parte desse processo de aprendizado, de acender a chama do conhecimento em outros, foi uma experiência enriquecedora. O Velas tornou esse ambiente ainda mais propício para a formação de profissionais”, declarou

Saiba mais

O projeto Velas tem como objetivo aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem e os aspectos educacionais das Residências em Saúde ofertadas e acompanhadas pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), de modo a atender as necessidades de formação de excelência de especialistas para Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM: Hias e ESP/CE elaboram nova edição de projeto que capacita supervisores de Residências em Saúde