Equipamentos de última geração aumentam precisão de cirurgias neurológicas no HRN

20 de novembro de 2023 - 09:40 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto: Teresa Fernandes
Fotos: Divulgação e Teresa Fernandes

Paciente realizou atendimento com novas tecnologias e conseguiu se recuperar de um AVC sem sequelas

Antonia Eleide Batista dos Santos, 40, ganhou nova vida após sofrer um AVC muito grave, com uma hemorragia por ruptura de aneurisma cerebral. A paciente de Tamboril, que fica a 150 km de Sobral, foi encaminhada para o Hospital Regional Norte (HRN) e realizou uma neurocirurgia na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O procedimento utilizou duas novas tecnologias adquiridas pelo equipamento: um microscópio operatório de última geração e um neuronavegador. Os aparelhos aumentam a precisão durante as cirurgias neurológicas.

“Essas tecnologias permitem tratar com mais eficácia e segurança diversas doenças do sistema nervoso, incluindo algumas que podem ser causa de AVC grave”, explica o médico neurocirurgião do HRN, Keven Ferreira da Ponte. Os novos equipamentos chegaram no início de outubro e foram utilizados, até o momento, em 48 cirurgias na unidade.

A profissional de serviços gerais comemora o sucesso do procedimento, realizado no último dia 31 de outubro. “Estou muito bem, não tenho do que reclamar. Agora é só esperar me recuperar para voltar a trabalhar”, diz.

Neuronavegador permite ao cirurgião localizar estruturas importantes no interior do crânio

O também médico neurocirurgião do HRN, Gerardo Cristino, ressalta que investir em novas tecnologias é imprescindível para o tratamento de pacientes vítimas de doenças do cérebro e da medula espinhal. O microscópio operatório permite a visualização dos vasos cerebrais em conjunto com o uso de um medicamento intravenoso. “O microscópio tem um filtro que permite observar uma fluorescência criada pela medicação, dando segurança ao neurocirurgião que o problema do paciente foi efetivamente tratado e as estruturas normais foram todas preservadas”, explica Ponte.

Secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, acompanhou cirurgia com novas tecnologias

Já o neuronavegador funciona como uma espécie de GPS, permitindo ao cirurgião localizar, em tempo real, as estruturas importantes no interior do crânio, “proporcionando muito mais segurança, bem como permitindo ir além com esta tecnologia, alcançando, com precisão, lesões na profundidade do cérebro”, ressalta Ponte.

O investimento de mais de R$13,6 milhões de reais foi viabilizado pelo Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec). Atualmente, dentro da Rede Sesa, além do HRN, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) conta com neuronavegador. Já os hospitais que possuem microscópio cirúrgico são o Hospital Leonardo Da Vinci (Helv), Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e também o HGF. Mais dois microscópios cirúrgicos e dois neuronavegadores foram adquiridos através do Promotec e serão destinados a unidades do Estado.

Promotec

O Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec) tem como objetivo promover a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, finanças públicas, meio ambiente e saúde, através da aquisição de equipamentos que operam com alta tecnologia.

A aquisição dos aparelhos destinados à Saúde do Ceará possibilita maior celeridade no atendimento, diagnósticos mais precisos e o fortalecimento de pesquisas científicas no Estado. O Promotec é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).