Dia do Servidor: aprendizado e experiência na missão de fazer parte do SUS

27 de outubro de 2023 - 17:12 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa, do HMJMA e do Hemoce
Texto: Kelly Garcia, Suzana Mont'Alverne e Emmanuel Denizard
Fotos: Acervo Pessoal
Arte Gráfica: Juliel Veras

“Estou gostando bastante de trabalhar na Saúde. É uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e nos trabalhos anteriores para ajudar a melhorar o SUS”, destaca o servidor público Helano Vieira, que integra, há três meses, o quadro de estatutários da Secretaria da Saúde do Ceará. Ele comemora pela primeira vez como efetivo o Dia do Servidor Público, que acontece no dia 28 de outubro.

Formado em Estatística desde 2015, Helano assumiu o cargo na sua área de atuação no dia 3 de julho deste ano. Ele foi um dos servidores convocados no recente concurso da Sesa e hoje trabalha na Coordenadoria dos Contratos de Gestão, vinculada à Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), no Nível Central.

Em três meses atuando na Saúde do Ceará, o servidor reconhece a importância da área na melhoria dos serviços de saúde. “Antes de ser convocado, trabalhei como analista de dados. Acredito que essa experiência também pode me ajudar a aprimorar o que faço, hoje, na Sesa e assim contribuir para ofertar um melhor serviço”, diz.

Já a servidora Núbia Noronha, que atua na Coordenadoria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) da Sesa, tem toda uma história com a Saúde do Ceará, onde trabalha há mais de quatro décadas. Esse caminho teve início ainda no tempo em que era estudante de enfermagem, quando demonstrou a vontade de servir à Saúde. Com o tempo, preferiu investir em outras áreas do conhecimento e se graduou em Ciências Sociais, além de ter feito pós-graduação na área de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, seguimento no qual se encontrou como profissional.

Hoje, após 41 anos de atuação, entre os aprendizados mais valiosos está o fortalecimento das relações de trabalho em equipe e a valorização de cada profissional. “O que mais me realiza é atender com excelência o servidor que se desloca em busca de soluções. A empatia faz toda a diferença”.

Fisioterapia como caminho para a reabilitação

“Dedico-me ao serviço público há 48 anos, e foi na assistência à saúde da população que evoluí como profissional e como ser humano”, conta a servidora do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Francisca Ângela de Araújo Lima, uma das profissionais convidadas a integrar, ainda durante sua implantação, o Centro de Fisioterapia da unidade hospitalar da Sesa.

“O setor começou a ser implantado no HMJMA com apoio da primeira turma de Fisioterapia da universidade onde me graduei. Acompanhei de perto a criação e evolução da assistência. Tenho muito orgulho disso”, diz Ângela, que desde 2003 coordena o serviço criado em 1975.

Os anos de profissão e os desafios não diminuíram a paixão pela profissão. “Ainda mantenho o brilho no olhar com minha atividade. Considero uma peça fundamental  para a recuperação dos pacientes. Devolver a qualidade de vida é muito valioso e gratificante”, diz, orgulhosa.

O ambulatório de fisioterapia do HMJMA funciona de segunda a sexta-feira. Pacientes direcionados ao hospital pela Central de Regulação do Estado são assistidos com cinesioterapia, mecanoterapia e eletroterapia. Além do atendimento ambulatorial, eles atuam também nos leitos, maternidade, berçário e junto aos colaboradores com ginástica laboral. Em 2023, até setembro, mais de 22 mil procedimentos foram realizados.

Serviço e doação

No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), o exercício profissional vai além de se colocar à disposição para servir a população cearense com excelência e compromisso. A solidariedade que a unidade recebe dos doadores voluntários de sangue e medula óssea permeia todos os colaboradores e pacientes que compõem o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Por terem consciência sobre a importância da doação de sangue, profissionais que trabalham no Hemoce atuam, ainda, como “colaboradoadores”, nome carinhoso dado aos funcionários que são também doadores. Esse é o caso de João Henrique, 43, enfermeiro do Hemocentro Regional de Sobral. Ele regularmente realiza o gesto de solidariedade, na instituição. Neste mês, o colaborador realizou a sua 30ª doação, distribuídas entre sangue total e plaquetas. Servidor público há 13 anos, o profissional atua no setor de hemovigilância da unidade desde que foi aprovado em concurso.

“Meu interesse em doar sangue e plaquetas surgiu durante minha época de faculdade. Desde então, tornei-me um doador regular, o que não apenas me realiza como profissional de saúde, mas também me inspira a incentivar outros a participarem desse ato”, destaca.

Trabalhando há 29 anos no Hemoce, a servidora Gorete Rolim, 64, também alia as atividades de controle de recebimento e tramitação de processos com a doação voluntária e regular de sangue.

Conhecendo a importância do serviço, Gorete decidiu em 1994 se tornar uma “colaboradoadora”. “Doar sangue é um ato de desprendimento, renúncia e de amor. Comecei a doar depois que iniciei o meu trabalho aqui no Hemoce e costumo doar a cada três meses, até três vezes ao ano, como forma de também agradecer a Deus pela minha saúde e usá-la para salvar outras vidas”, ensina Gorete. A colaboradora faz parte da equipe de 280 servidores estatutários que fazem parte da Hemorrede Pública Estadual.