Hospital de Messejana capacita cerca de três mil profissionais em 2023 para cuidado especializado em saúde

26 de outubro de 2023 - 10:52 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto e Fotos: Jessica Fortes

Durante os nove primeiros meses de 2023, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, médicos e outros membros da equipe de saúde participaram ativamente dos cursos oferecidos na unidade

Em um esforço significativo para elevar os padrões de cuidados de saúde na unidade, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou mais 80 treinamentos bem-sucedidos ao longo de 2023, capacitando um total de 2.827 profissionais da área. Este feito reforça o compromisso da instituição em aprimorar a qualidade de atendimento oferecido à população.

O Neps do HM se empenha em proporcionar treinamentos especializados e atualizados para os profissionais, visando aprimorar a competência e a eficiência de toda a equipe multiprofissional, sobretudo do corpo de enfermagem. O sucesso das capacitações é evidenciado pelos números e pelos feedbacks positivos dos profissionais.

Durante os nove primeiros meses de 2023, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, médicos e outros membros da equipe de saúde, participaram ativamente dos cursos oferecidos na unidade. Os 80 treinamentos, internamente chamados de sessões clínicas, abordaram temas cruciais para o cuidado especializado, como aprimoramento de técnicas de reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, conceitos básicos do exame de eletrocardiograma, uso de novas tecnologias, cuidados com curativos, inserção e cuidados com cateter de acesso vascular (PICC), entre outras atualizações.

As sessões clínicas abordam temas cruciais para o cuidado especializado, como aprimoramento de técnicas de reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, entre outros

Rodrigo Tavares Dantas, enfermeiro e coordenador do Núcleo de Educação Permanente (Neps) do HM, explica que o setor tem como base a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, e que ao longo de todo o ano o Neps oferta não somente os treinamentos programados, mas também de acordo com as demandas espontâneas avaliadas como relevantes para a equipe.

“Nossa missão é promover integração multiprofissional e interdisciplinar, sempre buscando melhorar a qualidade da assistência e isso só é possível com profissionais bem treinados. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento contínuo de nossa equipe, investindo significativamente em treinamentos de qualidade ao longo de todo o ano”, sublinha Dantas.

Enriquecimento curricular

A enfermeira Rebeca Lopes, 43, é uma das participantes mais assíduas. Coordenadora de uma unidade de internação do HM, ela enfatiza a relevância dos aprimoramentos para a sua prática diária. “Pra gente que trabalha na área da saúde, é extremamente importante estar sempre aprendendo, atualizando. É enriquecedor participar das sessões, temos sempre profissionais renomados e especialistas ministrando e isso enriquece nosso currículo, proporciona a troca de conhecimentos e impacta positivamente na assistência ao paciente. Eu sempre me esforço para participar”, reforça.

Ao proporcionar educação permanente aos profissionais, o Hospital de Messejana reforça o compromisso de ofertar assistência de qualidade à população

Os benefícios dos treinamentos não apenas refletem em uma assistência mais eficaz aos pacientes, mas também em um ambiente de trabalho mais seguro e gratificante para os profissionais da saúde. “Oferecemos certificados para todos os participantes. Ao longo do ano, vamos somando as participações e no final do ano emitimos um certificado. É uma forma de atrair e motivar os profissionais”, explica Dantas.

O Hospital de Messejana é referência nacional em assistência especializada, ensino e pesquisa nas áreas cardiovascular e respiratória. Ao proporcionar educação permanente aos profissionais, a instituição reforça o compromisso de ofertar assistência de qualidade à população, mantendo-se na vanguarda da educação e da formação multiprofissional.