Dia Mundial do AVC: residentes multiprofissionais de neurologia e neurocirurgia da ESP/CE e HGF realizam ação no Cocó

18 de outubro de 2023 - 14:08 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Felipe Martins

Residentes realizam atendimento ambulatorial no Hospital Geral de Fortaleza

Em 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data é destinada a alertar a população sobre os riscos da doença e trazer orientações relacionadas à emergência médica. Para destacar a importância dessa conscientização, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza o EducAVC – Educação em Saúde para a Comunidade, projeto que contempla uma série de atividades destinadas à temática. A iniciativa tem parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), um dos maiores centros de referência em tratamento de AVC do Brasil.

A primeira ação educativa acontece neste sábado (21), a partir das 7h, nas proximidades do anfiteatro do Parque do Cocó, com entrega de panfletos, aferição de pressão, medição de glicose e atividade física guiada. Serão 11 profissionais realizando as atividades. Eles compõem a Residência Multiprofissional de Neurologia e Neurocirurgia da ESP/CE lotados no HGF.

De acordo com a residente multiprofissional da ESP/CE, Amanda Bezerra, a informação com qualidade pode salvar uma vida. “Por exemplo, em caso de pressão alta, sendo um sintoma de AVC, a recomendação é não medicar o paciente e sim já direcioná-lo à emergência. Mas, muitas vezes, as pessoas tentam normalizar a pressão com remédio, prejudicando o quadro”, explica.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a segunda maior causa de morte e provoca alta morbidade na população. Portanto, a Educação em Saúde é uma ferramenta para reduzir a incidência de fatores de risco para a doença.

Sobre o projeto

A ação, inicialmente, foi idealizada para compor as atividades do “Experiências Exitosas”, iniciativa que apresenta, anualmente, cases de impactos positivos nos serviços de saúde prestados à comunidade da Residência Multiprofissional em Saúde (Resmulti) da autarquia. O projeto, no entanto, acabou ganhando uma dimensão maior.

“O EducAVC envolve os nossos residentes que estão no segundo ano de especialização. Teremos, no total, três momentos: com a comunidade, com os profissionais da saúde da Atenção Básica e com colaboradores que atuam no HGF”, explica a preceptora de campo da Resmulti e membro da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Residência do HGF, Waldelia Monteiro.

Na segunda atividade do projeto, uma articulação está em andamento para definir uma Unidade Básica de Saúde, na qual os profissionais deverão receber informações sobre o manejo do AVC crônico. Nessa etapa, a expectativa é contemplar, prioritariamente, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm contato direto com os pacientes nas visitas domiciliares.

O projeto será finalizado com a fase hospitalar, que será a realização de um simpósio voltado aos colaboradores do HGF. O principal objetivo é mostrar aos profissionais da saúde de outras alas, como obstetrícia e afins, o que é uma emergência neurológica.

Essas duas atividades estão previstas para acontecer ainda durante o mês de outubro.

HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) é a maior unidade de saúde da rede pública do Ceará e um centro de referência para o Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade. Ao todo, são 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades. Entre os serviços que se destacam, estão neurologia, neurocirurgia, oncologia, cirurgia vascular, oftalmologia, reumatologia, nefrologia, ortopedia e obstetrícia de alto risco.

Residência Multiprofissional ESP

A Residência Multiprofissional da ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. A Resmulti oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram áreas da saúde como biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.