Hias adere ao Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas; crianças são contempladas a partir desta quinta (5)

5 de outubro de 2023 - 16:06 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e foto: Ana Lídia Coutinho

O Centro Cirúrgico do Hias irá abrir horários extras nas quintas à noite, sábados e domingos para cumprir o cronograma de procedimentos

Com o compromisso de prestar o melhor cuidado às crianças do Ceará, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde Ceará (Sesa) de referência para procedimentos de alta complexidade em pediatria, inicia, nesta quinta-feira (5), colaboração com o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.

O primeiro paciente a ser contemplado é Pedro Arthur, de seis anos. Ele veio com a mãe, Rosângela Dias, do município de Sobral, para uma orquidopexia, procedimento cirúrgico que tem como objetivo reposicionar o testículo. “Ele fez a primeira avaliação há dois anos, aqui no Albert Sabin. Desde pequenininho que aguardamos para poder fazer a cirurgia dele. Estou aliviada por ter conseguido, pois ele já estava sentindo incômodo para fazer xixi e eu fiquei preocupada. Sei que ele poderá ter uma melhor qualidade de vida”, disse.

No total, a iniciativa realizará 281 procedimentos até abril de 2024, abrangendo cinco especialidades: urologia, gastroenterologia, ortopedia, pneumologia (vias aéreas) e cirurgia plástica. Um cronograma foi estabelecido com procedimentos agendados nas noites de quinta-feira e aos sábados e domingos, com abertura do centro cirúrgico da unidade em horários extras.

Esta organização só foi possível graças ao envolvimento de um contingente de 38 serviços da unidade hospitalar, que trabalharam em conjunto para montar equipes no centro cirúrgico, organizar vagas e pacientes, garantir leitos e equipamentos necessários. Sob a coordenação do Núcleo Gestor, essas equipes conseguiram operacionalizar um plano de ação estruturado, abrangendo áreas como cirurgia, anestesia, Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same), Núcleo de Gestão e Atendimento ao Cliente (NGAC), Núcleo Interno de Regulação (NIR), parecer técnico, farmácia, enfermagem, imagem, transporte e serviço social, dentre outros.

A diretora geral do Hias, Fábia Linhares, enfatiza a importância do mutirão e vislumbra a possibilidade de torná-lo uma prática regular no cronograma do hospital. “O mutirão irá repercutir não apenas na saúde das crianças que aguardam na fila de espera, mas também na rotina dos profissionais de todas áreas do Hospital, que estão engajados para garantir segurança e celeridade a esse processo. É só o começo e acredito que outras especialidades poderão estabelecer o mesmo processo para agilizar o atendimento cirúrgico das crianças”, afirma.

Em 2022, o HIAS realizou um total de 10.571 cirurgias eletivas, com uma média de 880 intervenções por mês. Em 2023, já foram realizadas 6.335, demonstrando um compromisso contínuo em atender às necessidades da população e reduzir as filas de espera de crianças e adolescentes do Ceará.

Programa Estadual de Redução de Filas

Cirurgia eletiva é aquela programada, que não é considerada de urgência. O paciente vai em uma consulta, é indicada uma possibilidade de cirurgia e, posteriormente, a pessoa é encaminhada para um serviço especializado. O serviço especializado conta com um cirurgião daquela área ou um especialista que vai indicar, efetivamente, se o paciente precisa ser operado.

Lançado em 10 de abril, o Programa Estadual de Redução de Filas já contemplou, em todo o Ceará, 43.866 cirurgias eletivas. Clínicas, hospitais polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.

As unidades da rede estadual com perfil cirúrgico seguem realizando procedimentos eletivos em paralelo à execução do Plano, o que contribui para a redução gradual da fila.

LEIA MAIS: Cirurgias eletivas: pacientes precisam atualizar cadastro para agendamento de procedimentos