Governo do Estado lança Plantão Cirurgias e beneficia cerca de 30 mil cearenses

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Antonio Cardoso
Fotos: Hiane Braun

O Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba, sediou, nesta segunda-feira (10), o lançamento do mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas. O governador Elmano de Freitas e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, acompanharam os primeiros procedimentos no local, marcando o início do Plantão Cirurgias. Dentro do programa, estão previstas, em todo o Ceará, cerca de 30 mil cirurgias em unidades de saúde parceiras.

“Prevemos um investimento inicial de R$ 135 milhões, mas, se precisar de mais, o Estado vai complementar o recurso. Será a nossa máxima prioridade”, assegurou o governador, que hoje soma 100 dias à frente do Executivo. Nesse período, ele destaca o anúncio do chamamento de dois mil concursados da Funsaúde ao longo de 2023, o reajuste do piso dos agentes comunitários de saúde, além do cumprimento do piso nacional de 14,95% para professores da rede pública estadual.

Na ocasião, Elmano de Freitas garantiu que o Governo do Ceará segue com o objetivo de regionalizar ainda mais os serviços de saúde. “Sei do desafio que temos de dar emprego e oportunidade para nosso povo, mas também sei que 60 mil cearenses esperam para fazer cirurgias”, apontou. “O procedimento feito aqui terá o mesmo valor a ser pago por um realizado em Juazeiro do Norte, por exemplo. Vamos garantir transparência e eficiência, porque o nosso povo quer deixar de esperar tanto tempo. As decisões do nosso Governo priorizam, acima de tudo, a melhoria de vida do povo do Ceará”, continuou.

Solenidade em São Benedito, na serra da Ibiapaba, marca os primeiros procedimentos realizados pelo programa estadual; iniciativa busca reduzir a fila de cirurgias eletivas

De acordo com Tânia Mara Coelho, a estratégia busca levar o acesso à saúde para mais próximo dos cidadãos. “Esse é um grande momento para toda a população, porque, a partir de hoje, estaremos em todo o Estado iniciando o mutirão para a redução da fila de cirurgias eletivas”, disse a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Mais de 60 unidades estão em processo de credenciamento em todo o Estado. Na semana passada, o Governo do Ceará garantiu que hospitais municipais também participassem do edital de chamamento. Queremos, com isso, que o maior número de equipamentos realizem os procedimentos e tirem os pacientes da fila. Para isso, a Sesa trabalha continuamente a fim de reduzí-la. Nós vamos cumprir a nossa parte de ligar para os pacientes, de fiscalizar e de cobrar retorno e celeridade, porque todos nós queremos realizar esse sonho, que é dos pacientes, mas nosso também”, completou a gestora.

Prefeito de São Benedito, Saul Maciel agradeceu ao governador Elmano de Freitas por escolher a cidade para o lançamento. “Tenho certeza de que todos os municípios da região têm estrutura para fazer esses procedimentos. Nós pensamos e vamos trabalhar para aliviar o sofrimento das pessoas que aguardam há anos para fazer a sua cirurgia”.

Plantão Cirurgias

Prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, a iniciativa é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos.

Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

A lei que autoriza os procedimentos foi sancionada em 17 de fevereiro. O Plano vai dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Na última terça-feira (4), uma medida enviada pelo Governo do Estado foi aprovada na Assembleia Legislativa para permitir também a celebração de convênios com prefeituras.

Viver sem dor

A gerente do Hospital Municipal de São Benedito, Ellen Lucy (foto), afirma que a equipe de profissionais da unidade estava ansiosa para colaborar com o programa. “Nós estamos preparados e muito orgulhosos de poder contribuir. As nossas expectativas são as melhores possíveis”.

A agricultora Maria Dária Silva de Paiva, de 32 anos, natural de Ibiapina, é uma das milhares de cearenses que serão beneficiadas pelo Plantão Cirurgias. Ela aguardava um procedimento na vesícula. “Graças a Deus me chamaram logo”, comemorou. “Eu aguardava há dois meses para fazer a intervenção, mas agora tudo está dando certo. Quero viver sem dor, cuidando dos meus filhos”.

Cadastro

O caráter dinâmico da fila deve-se à quantidade de operações realizadas e ao cadastro de novos pedidos diariamente. Por isso, a Sesa também atualiza constantemente os bancos de dados a fim de evitar possível duplicidade de informações. Para inclusão no sistema de Regulação, é preciso buscar atendimento nos postos de saúde. A demanda será avaliada pela equipe da atenção primária e, se necessário, cadastrada na fila.

Para quem já está incluso no sistema, é importante manter informações pessoais atualizadas. O contato para revisão dos dados pode ser feito pelos números de WhatsApp (85) 3219-6073 / (85) 3219-9366 / (85) 3101-2610 ou por contato telefônico nos canais: (85) 3219-1065 / (85) 3219-9858 / (85) 3219-6045.

Também estão disponíveis os contatos da Sala de Situação das Cirurgias Eletivas: (85) 3219-4210 / (85) 3101-5217 / (85) 3101-2666 / (85) 3488-2136. O atendimento telefônico ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As informações podem ser acessadas, ainda, na plataforma Saúde Digital.