Projeto nacional de telemedicina inicia atividades no HGWA

27 de setembro de 2023 - 13:38 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

Registro do momento do primeiro contato da equipe do HGWA com o HMV, na UTIPED da unidade

O projeto Tele UTI, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, teve mais um importante passo na parceria com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no bairro Messejana. Nesta semana, ocorreu o primeiro contato, via telemedicina, dos profissionais médicos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do HGWA com os profissionais do hospital gaúcho. A iniciativa faz parte do Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Na prática, os profissionais utilizam um cart (carrinho da telemedicina), composto por um computador, sistema de áudio e uma câmera de alta definição. Com esse suporte tecnológico, é possível visitar os leitos da unidade, com recomendações de planos terapêuticos e promovendo o debate do caso clínico de cada paciente. Entre os especialistas do HMV estão neurocirurgiões, hematologistas, geneticistas, pneumologistas, entre outros, que estarão disponíveis em rounds, que são as visitas médicas por meio da conexão virtual.

A equipe que participou do primeiro round foi composta pela médica plantonista, pelos residentes e pelo coordenador da UTIPED do HGWA

Na última terça-feira (26), ocorreu o primeiro contato. A médica intensivista da UTIPED, Paula Rabelo, conta que espera aprender ainda mais sobre o tema e compartilhar a troca de casos e experiências, contribuindo para o tratamento dos pacientes internados. “É sempre bom ter contato com centros de referência que trabalham com pacientes complexos e têm uma pesquisa bem desenvolvida. Com a ajuda do intensivista de lá e de alguns especialistas que não temos acesso aqui, é muito importante tirar as dúvidas, passar os casos, receber ajuda e perceber que estamos acertando na maioria das vezes, fazendo os ajustes necessários e ouvindo sugestões que não tínhamos pensado”, pontua.

O médico Ricardo Falcão, coordenador da UTIP do HGWA, explica que todo o corpo clínico do Moinhos de Vento é disponibilizado nessa fase. Nesse primeiro momento, além da médica plantonista, os médicos residentes também participam. “Isso representa uma grande troca de experiências, nosso hospital tem o seu know-how e nós fazemos bem o que nós fazemos, mas é sempre muito positivo essa troca com outro serviço de conhecimento renomado nacionalmente e de boas práticas, com uma vasta experiência na área de telemedicina. O grande beneficiado será nosso paciente, que é nosso foco”, afirma.

Falcão diz que as visitas, agendadas previamente com as equipes, devem durar cerca de uma hora e irão passar por toda a equipe médica. “A primeira visita é como uma consulta, a médica conheceu todos os pacientes, onde houve uma troca e sugestões bem importantes”, diz.

Melhoria da Assistência

O HGWA e a Santa Casa de Sobral são as únicas instituições do Ceará participantes nesta edição do projeto. O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Sesa, já esteve entre os participantes em outra edição. A pesquisadora do Moinhos de Vento, Gabriela Laguna, responsável por acompanhar o projeto, destacou, na sua última visita presencial, que o projeto visa desenvolver técnicas de melhorias da assistência e do SUS dentro da assistência nas UTIs pediátricas do Brasil. “São 16 UTIs participantes no Brasil, divididas entre o grupo de controle e de intervenção para avaliar o quanto a telemedicina chega para melhorar”, pontuou.