PPSUS: Saúde do Ceará promove seminário de avaliação final do programa a partir do dia 27

26 de setembro de 2023 - 15:14 # # #

Repórter: Kelly Garcia
Foto: Arquivo

Uma das pesquisas que serão apresentadas no evento, desenvolvida pela ESP/CE, será sobre a diabetes e hipertensão entre a população indígena Tapeba

Uma das maneiras de incentivar o profissional de saúde no âmbito da pesquisa é fomentar a sua atuação. Para isso, nos dias 27 e 28, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), irá realizar o Seminário de Avaliação Final da Chamada 02/2020 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). O evento acontecerá no Stop Way Hotel Fortaleza, no bairro Meireles.

A programação conta com 31 discussões sobre pesquisas desenvolvidas em várias áreas de atuação, como a Psicologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Oncologia, entre outras. Segundo a secretária executiva de Políticas de Saúde da Sesa, Vaudelice Mota, esse evento é importante porque apoia a pesquisa no SUS e isso faz toda a diferença na qualidade dos serviços. “Essas pesquisas são voltadas para o Sistema Único de Saúde, o que impacta diretamente na qualidade de atendimento para os pacientes e na inovação”, destacou.

A coordenadora de Política de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde da Sesa, Sílvia Bonfim, esclarece que o seminário de avaliação final irá encerrar a chamada que foi realizada no segundo semestre de 2020. “Os coordenadores apresentarão os resultados finais nesse evento. Já a avaliação geral será realizada pelos Comitês Gestores, que incluem Sesa, Funcap, Decit e CNPq, após todas as apresentações. Acreditamos que até o fim de 2023, iniciaremos o processo da oitava chamada, quando um novo edital será lançado”, explica.

Sobre o PPSUS

Criado em 2004, o Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde é realizado a partir da publicação de editais bienais e envolve parcerias no âmbito federal (CNPq) e estadual. No caso do Ceará, estão envolvidas a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que é o agente executor do Programa. Ambas as pastas gerenciam os editais para seleção de projetos de pesquisa.

Contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da ciência e tecnologia em saúde, fortalecer a capacidade de gestão da política científica e tecnológica em saúde nos estados da federação e descentralizar recursos em busca de equidade e respeito às vocações regionais são os objetivos principais do PPSUS. Por meio do PPSUS, cada estado da federação lança, a cada dois anos, editais que contemplam diversas áreas temáticas de acordo com as necessidades estaduais.

Para seleção de projetos relevantes para o SUS, são publicados editais em consonância com as Oficinas de Prioridades realizadas nos Estados. Essas oficinas, que buscam atender a demandas em saúde e fomentar pesquisas em sintonia com a necessidade da população em cada região, utilizam instrumentos como a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde.

Modalidade de fomento com característica de gestão compartilhada, o PPSUS promove a integração de instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, ampliando o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.