Vacinar é proteger: Campanha de Multivacinação no Ceará começa neste sábado (30)

25 de setembro de 2023 - 14:22 # # # #

Texto: Fátima Holanda
Foto:Tiago Stille (Casa Civil)
Arte gráfica: Iza Machado

A Campanha Nacional de Multivacinação começa no próximo sábado (30) no Ceará e em mais cinco Estados do País. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro e tem como objetivo analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ideia é avançar nos indicadores de imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas.

Mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual. Além disso, as secretarias municipais de saúde realizam estratégias adicionais para melhor adesão à imunização, através da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.

Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Oficinas de Microplanejamento

A estratégia nacional está sendo implementada em etapas que consistem no microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade, assim como a própria Campanha Nacional de Multivacinação. Esta campanha será operacionalizada de forma regionalizada, considerando as particularidades de cada unidade federada e respectivos municípios.

O Ceará recebeu a visita do Ministério da Saúde nos últimos dias 22 a 24 de agosto, na qual o município de Fortaleza sediou a Oficina de Microplanejamento no Estado para as instâncias federadas de Alagoas, Piauí e Paraíba. Após a Oficina, o Estado realizou a capacitação por Superintendência Regional de Saúde e suas respectivas Áreas Descentralizadas de Saúde entre os dias 28 de agosto e 14 de setembro.

Metas de vacinação

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde (MS), apesar das quedas nas coberturas vacinais após o ano de 2019, com a intensa mobilização desempenhada pelos municípios, observa-se uma melhoria nos resultados após o ano de 2022.

De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2023, o Estado apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal, tais como BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do MS.

No entanto, ainda é necessário alcanças as metas preconizadas pelo Ministério para manter o estado de eliminação e controle das doenças, com 90% do público-alvo vacinado para BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes. Além disso, é importante ressaltar a necessidade da homogeneidade desses resultados em todo território estadual, assim como também a oportunidade dos serviços em resgatar o grupo-alvo para vacinação no tempo adequado previsto para cada dose do esquema vacinal.

A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, lembra que manter a caderneta de vacinação em dia é uma medida fundamental para a prevenção de várias doenças. “Manter as vacinas em dia não apenas protege a saúde individual, mas também ajuda a controlar e erradicar doenças preveníveis por vacinas, objetivo desse programa nacional de imunização que completa 50 anos de conquistas na saúde pública”.

Ana Karine diz ainda que é importante seguir as orientações do Calendário Nacional de Vacinação recomendado pelo MS: “é preciso manter a situação vacinal em dia com vacinas seguras e com eficácia comprovada. Neste momento da campanha, é fundamental que os pais e responsáveis procurem um serviço de saúde para que o profissional realize a conferência da caderneta de vacinação e, em caso de necessidade, atualize o esquema vacinal”, explica.

Vacinas disponíveis

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente , dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para Covid-19.

No sábado (30), a sala de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra vai abrir das 8h às 16h30. O equipamento é de gestão da Secretaria da Proteção Social. Postos de saúde dos municípios de todo o Estado também devem aderir à Campanha.