Sesa promove evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente
21 de setembro de 2023 - 17:32 #infecção #lavar as mãos #segurançla do paciente
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Raiane Ferreira (Ascom ESP/CE)
Sesa realizou evento sobre segurança do paciente de forma presencial e com transmissão on-line
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, na última quarta-feira (20), na Escola de Saúde Pública (ESP/CE), evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, com o objetivo de reforçar uma assistência à saúde mais segura e de qualidade aos cearenses. O convite para o encontro foi estendido aos coordenadores dos núcleos de segurança do paciente e comissões de controle a 125 hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou centro cirúrgico no Ceará. A ação ocorreu de forma presencial e por meio de transmissão on-line.
A coordenadora de Vigilância Sanitária, Dolores Fernandes, conta que um dos grandes objetivos do setor que conduz é o fortalecimento da cultura da segurança do paciente. “Nós entendemos que é inadmissível para um paciente estar submetido a um risco que pode ser evitado dentro de uma unidade de saúde”, explica.
Dolores explica que a segurança do paciente começa com procedimentos básicos, como a lavagem das mãos. “A lavagem das mãos é considerada uma das principais e mais eficazes medidas de segurança do paciente, principalmente no quesito controle de infecções, já que as mãos são grandes condutoras de microorganismos”, conta.
Ações auxiliam na promoção de uma assistência mais segura e qualificada no ambiente hospitalar
O dia 17 de setembro foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e neste ano, o tema da campanha global é “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. “A data foi criada com o intuito de fortalecer a cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde, reafirmando a importância de determinados cuidados entre gestores, profissionais e cidadãos”, explica Andreza Rocha, assessora técnica da Célula de Fiscalização e Inspeção em Serviços de Saúde da Sesa.
A assessora técnica também conta que o mapeamento dos eventos adversos são realizados, através de sistemas, dividindo os casos entre notificações de eventos adversos não infecciosos e queixas técnicas de produtos; e notificações mensais de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e resistência microbiana (RM). “Estamos empenhados em trazer temáticas de interesse e conhecimento sobre a segurança do paciente, além de apresentar um diagnóstico situacional que é fruto do nosso trabalho de monitoramento e análise de sistemas nacionais da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.