Segurança do paciente: Helv e HRVJ passam a integrar Rede Sentinela da Anvisa

26 de janeiro de 2024 - 16:37 # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv e HRVJ
Texto: Isabelle Azevedo e Joelton Barboza
Fotos: Arquivo

Estratégia importante na segurança do paciente, hospitais sentinelas avaliam o desempenho e a segurança de produtos de saúde

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza, e o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, ligados à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para integrar a Rede Sentinela. A iniciativa é uma estratégia importante na segurança do paciente, monitorando eventos adversos e fortalecendo a cultura de segurança em instituições de saúde.

A gerente de Qualidade e Segurança do Helv, Juliana Costa, explica que a entrada do hospital como perfil participante na Rede Sentinela torna a instituição comprometida em captar as informações da qualidade dos materiais de saúde utilizados. “Aprimoramos a nossa prática de gerenciamento de risco com os materiais da instituição. Podemos contribuir ainda para estudos de melhoria da utilização desses produtos. Vamos ser vigilantes no uso seguro desses materiais, para confirmar se eles estão realmente atendendo aos critérios que eles dizem atender”, explica Juliana.

A assessora técnica da qualidade do HRVJ, Maria Emanuelly Crisóstomo, lembra que o programa é uma estratégia composta por hospitais cadastrados e selecionados em todo o país com o objetivo de monitorar, investigar e notificar tecnologias relacionadas à saúde. Ela lembra que fazer parte dessa rede é uma grande conquista para a gestão da qualidade e segurança do paciente a nível hospitalar. “Estamos muito felizes com essa conquista do HRVJ pela oportunidade de contribuir na construção de um ambiente de troca de experiências e aprimoramento dos processos de trabalho para a gestão do risco junto à nossa referência sanitária nacional”, destaca.

A analista de qualidade e segurança do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Natália Paes Belo, afirma que a conquista reflete o esforço conjunto de toda a equipe para manter e aprimorar os padrões de qualidade dos serviços prestados. “O credenciamento na Rede fortalece nossa posição como destaque na prestação de cuidados de saúde excepcional. Além disso, oferece vários benefícios como acesso a uma rede de compartilhamento de boas práticas e aprendizado contínuo e reforço na confiança dos pacientes e da comunidade na qualidade dos nossos serviços”, explica.

Hospitais sentinelas atuam na vigilância de hemocomponentes para prevenir eventos adversos

Rede Sentinela

O programa desenvolve uma observação ativa do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes.

A rede é composta por instituições e profissionais de saúde que voluntariamente reportam eventos adversos relacionados ao uso desses produtos. Esses eventos podem incluir efeitos colaterais, reações adversas, falhas de qualidade, entre outros. O objetivo é detectar precocemente possíveis problemas de segurança e qualidade, garantindo a proteção da saúde da população e contribuindo para a tomada de decisões regulatórias, considerando a melhoria contínua da segurança dos produtos disponíveis no mercado brasileiro.

A obtenção dessas informações visa, entre outros objetivos, subsidiar a tomada de decisão por parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa e contribuir para o aprimoramento do gerenciamento de risco nos serviços de saúde.