Fortalecimento da Atenção Primária é tema do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade; Sesa integra programação

21 de setembro de 2023 - 15:49 # # # #

Assessoria de Comunicação Sesa
Texto e fotos: Fátima Holanda

 

Secretária Executiva de Políticas de Saúde da Sesa, Vaudelice Mota, discursou durante solenidade de abertura do congresso

O 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC) teve sua solenidade de abertura na noite desta quarta-feira (20), a qual contou com a presença de diversas autoridades da saúde local e nacional. Entre elas, a secretária executiva de Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Vaudelice Mota, que também representou o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; e o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros Júnior. Já no primeiro dia, o evento mostra que tem a Atenção Primária como destaque.

A secretária executiva, Vaudelice Mota, durante discurso na solenidade de abertura, pontuou o protagonismo do Ceará nas políticas públicas de saúde. “O Ceará tem sido protagonista em muitos aspectos e, nesse momento, faz jus à isso quando promove esse grande encontro da Ciência”, disse. Em seguida, o presidente do Congresso, Bob Maranhão, destacou a importância do encontro para reafirmar o compromisso dos profissionais e instituições de saúde com a população. “Nós temos uma responsabilidade que vai além do cuidado, pois se estende à sociedade. E tenho certeza que esse congresso vai trazer um caminho significativo nessa busca”, disse.

Atenção Primária

A Saúde da Família e Comunidade é uma especialidade que, na atenção primária, visa fortalecer o atendimento integral à pessoa inserida no processo assistencial. Tema do Congresso, a Medicina de Família atua em uma linha assistencial que envolve equipes de profissionais de saúde que trabalham diretamente nas comunidades, conhecendo de perto as necessidades de saúde das famílias e da população em geral.

“Nós vamos transformar a Medicina da Família e Comunidade na principal e maior especialidade médica do Brasil. Nesse processo de expansão, vamos recolocar essa especialidade no centro do debate do Sistema Único de Saúde (SUS). Queremos que esse processo garanta que a Atenção Primária ofereça qualidade integral como todas as outras especialidades”, afirma o  secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltando ainda a importância da atenção primária e do médico da família nos serviços de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de saúde.

Programação do congresso segue até sábado (23). Evento conta com mais de quatro mil inscritos

Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) integrou a programação do Congresso por meio de um estande. Nele, estão sendo divulgadas as ações da pasta dedicadas à promoção da saúde; produções gráficas; e ainda a estratégia de vacinação adotada pelo Estado. No primeiro dia de evento, inclusive, o público participante pôde receber as vacinas de influenza e covid bivalente.

Até sábado (23), diversas outras atividades serão realizadas no espaço da Sesa, no evento. Entre elas, a divulgação de informações sobre o Guia para Atendimento de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva, mostrando o funcionamento desse documento. Quem for até o estande também poderá ganhar brindes, como sachês com folhas de eucalipto, sabonetes de alecrim-pimenta e outros produtos fitoterápicos e conferir o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) também estará presente para divulgar as residências médicas, cujos processos seletivos se iniciam nesta sexta-feira (22), e a pesquisa em Saúde.