Semana de Segurança do Paciente do HGCC inicia com foco no empoderamento de acompanhantes e pacientes

18 de setembro de 2023 - 17:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Marcelle Honorato
Fotos: Thiago Freitas

Semana de Segurança do Paciente é uma ação em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, nesta segunda-feira (18), a Semana de Segurança do Paciente. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e, em sua abertura, teve a participação de representantes das mais diversas profissões da saúde com atuação no HGCC. Dentre os participantes, uma paciente e uma acompanhante que representaram todos os internados no hospital.

De acordo com os especialistas, a segurança do paciente motiva-os a se sentirem parte do processo terapêutico. Essa inserção pode prevenir eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultam em dano ao paciente. É ainda uma maneira de conscientizá-lo sobre riscos a que está sujeito, caso não siga corretamente o tratamento de saúde indicado.

Para Paulo Ponte Prado, diretor técnico do HGCC, a segurança do paciente é uma responsabilidade coletiva e deve seguir três pontos: a construção de uma cultura da segurança, a boa comunicação entre profissionais de saúde e os pacientes e a sua melhoria contínua. “A melhoria contínua não é um objetivo estático, mas um objetivo constante”, afirma.

A palestra “Engajando o paciente: por quê?”, ministrada pela enfermeira Solange Paiva, coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) Núcleo Fortaleza, marcou a abertura do evento. Em sua fala, Solange Paiva reforçou a importância para o bem do paciente e para o hospital. “Há estudos que mostram como a segurança do paciente gera uma diminuição de custos às unidades de saúde e no tempo de internação. Muitos hospitais trabalham com a experiência do paciente, inclusive para aperfeiçoar a sua gestão financeira”, destacou.

Além da redução de custos, as ações de segurança favorecem o tratamento por meio de uma recuperação mais rápida, com diminuição do tempo de internação hospitalar. Daí a importância de todos estarem envolvidos no processo do cuidar, do tratamento, seja na hora de exames, internação, procedimentos cirúrgicos, entre outros.

A paciente Érica Loiola e sua mãe, a acompanhante Antônia Loiola, receberam das mãos de Paulo Ponte Prado, diretor técnico do HGCC, o Guia e Orientações para Paciente e Familiar/Acompanhante

A paciente Érica Loiola, de 27 anos, sabe bem da importância desses cuidados para sua saúde. Portadora de uma doença crônica e inflamatória, a moradora de Tauá é acompanhada pelo HGCC desde 2021. “Eu achei muito importante o tema da palestra. Eu e minha mãe temos muito cuidado, mas a palestra nos ajuda a intensificar a segurança. Eu vim para cá com uma doença e não quero sair daqui com outra”, brinca Coutinho. Érica e sua mãe, a acompanhante Antônia Loiola, de 55 anos, foram escolhidas pelo HGCC para receber o “Guia e Orientações para Paciente e Familiar/Acompanhante”, com orientações e informações úteis para o período de internação.