HRC realiza capacitação sobre atendimento às mulheres vítimas de violência

31 de agosto de 2023 - 15:49 # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto e fotos: Cícero Dantas

HRC promoveu capacitação voltada ao atendimento às mulheres vítimas de violência

Com intuito de ampliar as discussões e ofertar uma maior segurança ao atendimento das mulheres em situação de violência, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) de Juazeiro do Norte e a Casa da Mulher Cearense do Cariri, realizou, na quarta-feira (30), capacitação com o tema: “Atendimento humanizado para mulheres em situação de violência”. O momento, promovido pelo Serviço Social do hospital, encerrou as atividades alusivas ao Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento dos mais diversos tipos de violência contra a mulher, na unidade.

Ministrada no auditório do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a ação contou com a participação de profissionais de saúde de diferentes equipamentos da região do Cariri. “Nosso objetivo é desenvolver uma atenção integral às questões relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, oferecendo um ambiente acolhedor e humanizado, assim como orientá-las quanto aos seus direitos”, comentou a coordenadora do Serviço Social do HRC, Amanda Séfora.

Além do acolhimento às vítimas, Séfora destacou a importância da realização da notificação compulsória. “Durante o atendimento, se houver alguma suspeita de violência, mesmo a vítima negando, o profissional deve preencher a ficha de notificação compulsória, que integrará o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN), permitindo que a rede de proteção e de garantia de direitos seja acionada e se articule, a partir dos dados disponibilizados”, comentou.

Desde 2003, a notificação dos casos de violência contra a mulher atendidas nos serviços de saúde é obrigatória no Brasil. Em março de 2020, entrou em vigor a Lei Federal 13.931, que altera a legislação anterior e estabelece que nos casos em que há indícios ou confirmação da violência as autoridades policiais devem ser obrigatoriamente comunicadas em 24h.

Durante todo o mês de agosto, rodas de conversas e blitz educativa foram realizadas com objetivo de fortalecer a conscientização para a prevenção da violência contra a mulher

Acolher e informar

A violência contra a mulher é um assunto que requer atenção e envolvimento de toda a sociedade. Por isso, durante todo o mês de agosto, o Serviço Social do HRC, juntamente com as equipes de assistência social dos principais equipamentos públicos que oferecem atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, realizou ações educativas, com colaboradores e acompanhantes, como rodas de conversas e blitz educativa, com objetivo de fortalecer a conscientização e fornecer informações para a prevenção do problema.

Para a assistente social da Casa da Mulher Cearense do Cariri, Renata Monteiro, além do atendimento hospitalar, as unidades de saúde precisam estar preparadas para ouvir, acolher e informar a vítima acerca dos seus direitos. “Além do acolhimento, é nosso dever, enquanto assistente social, orientar essas vítimas, principalmente em relação ao campo legislativo. Informar em relação a como realizar uma denúncia, o que é uma medida protetiva, quais os serviços externos ao hospital que ela pode está sendo encaminhada. Ou seja, é necessário estarmos preparados para prestar um atendimento humanizado, ético e informativo”, disse.

Já para a assistente social do CRM de Juazeiro do Norte, Ana Carolina Luz, o foco precisa estar no atendimento qualificado e individualizado. “Cada unidade hospitalar possui seus protocolos sistematizados, o que torna o atendimento em saúde qualificado. Mas sempre procuramos destacar que a violência não pode ser encarada de forma isolada. Nesse caso, é fundamental que o profissional tenha uma escuta individualizada. Cada vítima tem sua própria história que precisa ser acolhida, entendida e aceita. Para que, assim, cada mulher possa ser atendida de forma mais humanizada possível”, disse.

Saiba onde procurar ajuda em casos de agressão

Casa da Mulher Cearense de Juazeiro do Norte
Endereço: Avenida Padre Cícero, 4501, São José, Juazeiro do Norte
Telefone: (85) 98976-7750

Casa da Mulher Cearense de Quixadá
Endereço: R. Luiz Barbosa da Silva – Planalto Renascer, Quixadá

Casa da Mulher Cearense de Sobral
Endereço: Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n, Cidade Gerardo Cristino

Canais de Denúncia

Central de atendimento à mulher: 180
Delegacia de Defesa da Mulher (Fortaleza): (85) 3108-2950 (24h)
Delegacia de Defesa da Mulher (Juazeiro do Norte): (88) 3102-1102