Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do HRC completa um mês de atendimento à população do Cariri

26 de abril de 2024 - 14:56 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC e HRN
Texto: Naiara Carneiro e Teresa Fernandes
Fotos: Naiara Carneiro e Helene Santos (Casa Civil)

Crie do HRC atende a população de 45 municípios (Foto: Helene Santos – Casa Civil)

Inaugurado em 23 de março de 2024, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Juazeiro do Norte, completou o primeiro mês de funcionamento. O Crie tem o objetivo de facilitar o acesso da população com condições clínicas especiais às vacinas indicadas para essas condições. Até o dia 23 de abril, foram atendidas presencialmente 54 pessoas.

Indivíduos que fazem tratamento oncológico, que têm doenças crônicas, como cardiopatias e pneumopatias, doenças que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, e pessoas transplantadas, são algumas das diversas indicações para vacinas no Crie.

O Crie do HRC dispõe de todas as vacinas que compõem a indicação do Programa Nacional de Imunização (PNI). “São mais de 40 tipos de imunobiológicos distintos, incluindo também as imunoglobulinas, popularmente conhecidas como soro. Então nós do Crie estamos atendendo tanto fisicamente como também de forma remota as demandas dos 45 municípios da região do Cariri”, explica o enfermeiro Alfredo Carneiro, que coordena o serviço no local.

O supervisor de segurança Alcides Ferreira, 44, é de Juazeiro do Norte e levou a filha Ana Beatriz Ferreira, 4, que tem asma, para ser vacinada no Crie do HRC. Ele conta que antes precisaria se deslocar até Fortaleza. “Esse serviço instalado aqui no Hospital Regional do Cariri facilitou e muito. Eu só tenho a agradecer pela vacina que está sendo colocada à disposição da população da região do Cariri. Como está facilitando a vida da minha filha, vai facilitar a vida dos filhos de todos daqui da região”, comemora.

Ana Beatriz tem asma e foi uma das pessoas beneficiadas com a abertura do Crie no HRC (Foto: Naiara Carneiro)

O serviço funciona de segunda-feira à sábado, das 8h às 17h. O acesso à sala de atendimento é realizado pela recepção do ambulatório do HRC. Para receber o imunizante, é necessário apresentar solicitação médica ou comprovação da condição clínica especial, documento de identificação e cartão de vacinação.

Já para o atendimento remoto, os municípios dentro da área de abrangência do Crie do HRC solicitam o imunizante através de e-mail, enviando a solicitação médica e a identificação do paciente. A solicitação é analisada para que o imunizante possa ser liberado para o município requerente realizar a retirada, o transporte e a aplicação da vacina na pessoa indicada. De janeiro a março de 2024, foram avaliadas 342 solicitações virtuais, das quais 274 foram atendidas.

Crie do HRC é o quarto implantado no Ceará

A implantação do Crie no HRC fortalece ainda mais a regionalização e a descentralização dos serviços especializados de saúde. “Com o Crie do HRC a gente passa a ter 52 Crie em todo o território nacional. A importância é no sentido de garantir o acesso ao imunobiológico especial. Quando a gente descentraliza a gente agiliza, tanto o tempo de espera para se ter acesso a esse imuno especial, como também levar o imuno mais próximo possível daquela população que realmente necessita”, ressalta a assessora técnica do Departamento do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Patrícia Carvalho.

O Crie é um serviço que foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1993 e que contribui para o fortalecimento dos princípios da universalidade e equidade do SUS. O Ceará foi um dos estados pioneiros na implantação do serviço, ao inaugurar o primeiro Crie do estado no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. O equipamento do HRC é o quarto a ser implantado no Ceará, e o segundo no interior. Os demais ficam localizados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

Crie de Sobral foi o primeiro inaugurado no interior do estado (Foto: Casa Civil)

Em Sobral, o equipamento foi inaugurado no dia 2 de março de 2024. Desde a inauguração até o dia 13 de abril foram atendidos 30 pacientes no Crie físico, além de 219 recém-nascidos vacinados. Já no Crie virtual, desde o dia 4 de janeiro deste ano, foram avaliados 297 e-mails e 255 pacientes foram contemplados.

LEIA MAIS: Governo do Ceará inaugura primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais no interior do estado