Governo do Ceará inaugura primeiro Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais no interior do estado

4 de março de 2024 - 09:06 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil
Fotos: Thiago Gaspar (Ascom HGF)

Crie foi implementado no Hospital Regional Norte (HRN), da Rede Sesa, em Sobral

A população dos 55 municípios da Região Norte do Ceará agora conta com um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), o primeiro do interior do estado. O equipamento funciona no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa) em Sobral. A inauguração ocorreu nesse sábado (2), com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do diretor do HRN, Carlos Hilton Albuquerque; da secretária da Saúde de Sobral, Letícia Reichel dos Santos; e de outras autoridades.

O serviço vai beneficiar cerca de 5 mil pacientes por ano. Os Cries atendem uma parcela da população que necessita de imunobiológicos especiais.

O governador Elmano de Freitas destaca que a ação faz parte dos investimento do Estado para ampliar e regionalizar os serviços de saúde. “O nosso compromisso é descentralizar, cada vez mais, o serviço de saúde e fortalecer o Programa Nacional de Imunização. É um equipamento muito importante voltado para o atendimento de pessoas com doenças crônicas ou comorbidades que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão”, detalhou.

No Ceará, além do novo Crie do HRN, existem mais duas unidades, localizadas no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ambos da Rede Sesa. Um dos pioneiros na implantação do serviço, o estado oferta imunobiológicos especiais desde 1994. No ano passado, foram registrados 8.509 atendimentos no HGF e 10.800 atendimentos no Hias.

A vice-governadora Jade Romero também pontuou o impacto da medida para a região. “As pessoas não vão mais precisar se deslocar até Fortaleza para tomar essas vacinas, que são de alto custo. É um importante avanço na interiorização da Saúde”.

São pessoas como o pintor Edgar Mesquita, de 51 anos, que no ano passado passou por cirurgia para remoção de um dos rins em decorrência de cálculos renais. O paciente, que agora está na fila de transplante aguardando um novo rim, comemora que o acesso às vacinas está mais perto de casa.

“Com o Centro já melhora muito. Já tomei umas três vacinas, mas estava faltando as outras. Para mim foi um bom momento, porque para ir de Sobral até Fortaleza você tem um sufoco no transporte, tem o gasto da gente lá”, disse Edgar.

A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, reforça que a iniciativa fortalece o Programa Nacional de Imunização no Ceará. “É mais um incentivo para vacinação em todo o estado. Nós já temos mais de 2.500 salas, e agora mais um Centro de Referência, além de duas unidades em Fortaleza. Aqui, em Sobral, temos equipe preparada e imunobiológico de referência, de alto custo e específico para algumas doenças”, acrescenta.

Para o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, o Crie renova o compromisso do Hospital em oferecer serviços de qualidade à população. “Essa ideia de descentralizar o Crie para a nossa macrorregião é uma ideia que vem preencher um vazio indiscutível. Isso vai beneficiar 55 municípios diretamente, totalizando mais de milhão de pessoas. Vai beneficiar os familiares de pessoas que têm esta imunodepressão, profissionais de saúde que trabalham também com esta linha da sociedade”, reforçou.

Saiba mais sobre o Crie do HRN

No HRN o serviço funcionará com uma equipe exclusiva de segunda a sábado, das 8h às 17h. Os pacientes atendidos não precisarão entrar em fila de regulação nem necessitarão entrar pela emergência. O acesso será diretamente pelo Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do HRN, onde a sala do Crie está localizada, com a apresentação de ficha médica que comprove as condições clínicas especiais.

Serviço:

Hospital Regional Norte (Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher – CASRM)
Local: Av. John Sanford, 1505, Junco – Sobral – CE