HGWA encerra programação do Agosto Dourado com foco nas mães dos bebês internados

28 de agosto de 2023 - 17:19 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

A programação do HGWA irá contar com palestras voltadas para as mães dos bebês internados na unidade

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tem programação especial para a última semana de celebrações do Agosto Dourado, campanha anual que reforça a importância do leite materno. O HGWA funciona como um posto de coleta, com o intuito de promover e apoiar o aleitamento, além de ter capacidade de receber 24 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

A programação, que iniciou nesta segunda-feira (28) com um encontro do Serviço Social com as mães dos bebês internados reforçou a importância dos benefícios e direitos das mães. O encontro contou com uma palestra da nutricionista do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP). Já nesta terça-feira (29) haverá um treinamento sobre “Translação e Oferta de dieta oral”. Na quarta-feira (30), será a vez de uma oficina sobre o Aleitamento materno. A programação finaliza na quinta-feira (31), quando ocorre uma divulgação da sala de ordenha para as mães trabalhadoras do hospital.

A dona de casa Vitória Oliveira, de 22 anos, está internada com a filha, a pequena Ana Ester, de apenas dois meses. A bebê nasceu prematura e precisou ser internada na Utin, onde vem recebendo os cuidados devidos. “A palestra sobre os benefícios me ajudou bastante, tirei dúvidas sobre alguns deles. Como estou acompanhando ela o tempo todo, não tenho como sair e me informar. Aqui também venho aprendendo como é importante amamentar a minha filha”, pontua a jovem.

Mães internadas no HGWA com as profissionais da unidade na abertura da programação interna do Agosto Dourado

A neonatologista, coordenadora médica do setor, Jocélia Bringel, reforça que todas as atividades têm o objetivo de incentivar a amamentação dentro e fora da unidade hospitalar. “Esse ano focamos em ações internas de esclarecimentos para as mães, dos direitos relacionados à amamentação, inclusive para quando elas deixarem o hospital. Também falamos sobre a importância familiar e do seguimento após a alta, com o acompanhamento da pediatria. A amamentação não é uma função apenas da mãe, mas ela acontece também com o apoio da família, no estímulo para que ela consiga passar desse momento com algo positivo”, destaca.

A médica explica ainda que no HGWA existe uma sala de ordenha destinada para as mães. Nesse espaço, mães de pacientes e colaboradores podem fazer a retirada do leite humano. “A sala de ordenha é fundamental nesse apoio, tanto para as mães com seus bebês internados, como para a colaboradora. É um espaço que ela pode fazer sua ordenha nas condições ideais de higiene, condicionar seu leite e levar para casa para o seu recém-nascido ou doar para outros bebês. É um local de apoio educacional para entender a técnica de pega correta, higiene adequada e forma de conversar. O leite materno são as pequenas gotas que garantem a vida dos nossos prematuros”, afirma.

Benefícios para mãe e bebê

Parte da equipe do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica do HGWA

A nutricionista do Cetip do HGWA, Fernanda Fernandes, pontua alguns benefícios que o aleitamento materno proporciona para a criança e para a mãe. “Para a criança, temos benefícios desde o nascimento, a ajuda imunológica que o leite materno proporciona, ganho de peso e desenvolvimento, previne alergias, desde respiratórias e alimentares, além de gerar um vínculo maior entre mãe e filho. Para a mãe, tem pesquisas que demonstram, que o aleitamento diminui a ocorrência de câncer de mama e ovário e ajuda essa mãe na recuperação pós-parto”, lista.

Serviço

Posto de Coleta de Leite Humano do HGWA
Endereço: Rua Pergentino Maia, 1559 – Messejana
Telefone: (85) 3216-8325
As voluntárias serão orientadas quanto à higiene, à ordenha e ao envio do leite humano para a unidade.
O HGWA disponibiliza um colaborador para deixar o material de coleta na casa da doadora, pegando-o posteriormente.