Julho Verde: campanha orienta sobre prevenção e cuidados com os tumores de cabeça e pescoço

9 de julho de 2024 - 16:26 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

O paciente Antônio de Oliveira, que passou por uma cirurgia, durante consulta ambulatorial com o médico Francisco Bomfim, que atua no HGWA.

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, neste mês, a campanha Julho Verde. A iniciativa busca alertar sobre a necessidade de prevenção e os riscos de uma doença que é grave, silenciosa, mas evitável com ações simples: o câncer de cabeça e pescoço. O diagnóstico precoce pode facilitar o tratamento. A sobrevida, quando feito o tratamento no início, é acima dos 90%.

O paciente do ambulatório do HGWA, o agricultor Antônio de Oliveira, de 61 anos, realizou uma cirurgia para retirada de um tumor no nariz. Após o procedimento, ele vem sendo acompanhado na unidade hospitalar pelo médico. Ele relembra com alívio, do início dos primeiros sintomas até a cirurgia. “Senti uma forte dor no nariz que me fez procurar ajuda. Antes não incomodava, até sentir essa forte. Fiz a retirada e, hoje, me sinto bem melhor. Agora faço esse acompanhamento e sigo as recomendações”, conta.

O médico cirurgião de cabeça e pescoço Francisco Bomfim, que atua no HGWA, explica que a campanha tem o objetivo de conscientização. “Esse é um tipo de doença que atinge principalmente a região da cavidade oral, garganta, laringe, glândulas salivares, tumores de tiroides. Até 2025 teremos um total de cerca de 120 mil pacientes acometidos em uma dessas regiões no país inteiro”, alerta.

A prevenção se deve principalmente às boas práticas para uma vida mais saudável. “O principal tipo de câncer de cabeça e pescoço, que é o carcinoma epidermóide, em tese, ele é prevenível a partir do momento que podemos controlar hábitos de vida. Os principais causadores desses tumores são o cigarro, abuso do álcool, o vírus HPV e também a exposição solar prolongada, sem proteção solar. É vital para a campanha que seja banido o tabagismo, seja cigarro, cachimbo, charutos ou cigarros eletrônicos, diminuir ao máximo o consumo de álcool e manter uma rotina de boa alimentação e exercícios físicos”, recomenda.

Sintomas

O médico cirurgião diz que normalmente esse tipo de câncer, em seu início, não apresenta dor. Ele orienta algumas atitudes que podem facilitar na prevenção e até em um diagnóstico inicial. “Sempre digo que não é para esperar dor: feridas dentro da cavidade oral que não cicatrizam, manchas brancas também na cavidade oral, rouquidão que não melhora no período de duas semanas ou nódulos no pescoço são muito importantes de serem diagnosticados e vistos por especialistas. Sempre oriento que, pelo menos uma vez por mês, nós examinemos nossa boca, na frente do espelho, com uma fonte de luz. E também pegar no pescoço para perceber alguma ondulação. Na dúvida, procure algum profissional de saúde que possa fazer esse exame inicial”, finaliza.