Comitiva de Sergipe realiza visita técnica à Escola de Saúde Pública do Ceará

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira

O grupo esteve em Fortaleza para trocar experiências e conhecer melhor os principais projetos e iniciativas da ESP/CE

Com a finalidade de estreitar os laços interinstitucionais e partilhar experiências, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu nesta quarta-feira (16), uma comitiva da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), órgão vinculado à Fundação Estadual de Saúde (Funesa/SE). O grupo foi recepcionado pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; além de diretores e assessores do equipamento cearense.

Durante a visita técnica, foram apresentados aos visitantes produtos, práticas e serviços presentes no portfólio da autarquia, com o objetivo de auxiliar o equipamento sergipano na execução de suas ações. Houve, ainda, um momento para a comitiva conhecer as dependências de diversos setores da instituição, como diretorias, laboratórios e Centro de Inteligência em Saúde.

A superintendente da ESP/SE, Daniele Travassos, explica que a visita foi estratégica. “Buscamos parceiros onde possamos espelhar nossas ações e vimos na ESP/CE a instituição com esse perfil de muita experiência e qualidade no que faz, com uma tradição de muitos anos e números incríveis. É essa expertise que queremos trazer para Sergipe e também ofertar as nossas a vocês aqui do Ceará”, enfatizou.

Na ocasião, os visitantes foram apresentados aos produtos, práticas e serviços presentes no portfólio da autarquia cearense

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, falou sobre a agenda entre as instituições como uma possibilidade de compartilhamento de ações possíveis entre as escolas de governo. “É um momento para discutirmos parcerias, sobretudo no campo da formação de recursos humanos a partir da capacitação dos profissionais de saúde. Este foi também um momento para ouvir os colegas de Sergipe, entendendo como eles estão organizados e que experiências eles trazem consigo”, finalizou.

“Todas as informações que colhemos aqui farão uma grande diferença para o desenvolvimento dos nossos planos de ações. Temos nos aproximado de escolas de saúde pública do Brasil e a ESP/CE é uma dessas bases. Afinal de contas, são 30 anos de experiência e isso conta muito”, avalia Carla Cardoso, diretora-geral da ESP/SE .

Além de Cardoso e da superintendente Daniele Travassos, também estiveram na comitiva da ESP/SE o diretor operacional, Caique Costa, e a coordenadora de Pós-graduação e Residência em Saúde, Soane Menezes.