Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção: ESP/CE inicia atividades de nova turma de curso de aperfeiçoamento

13 de maio de 2024 - 15:13 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira e Daniel Araújo

Iniciativa educacional tem como um dos objetivos o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou as atividades da 4ª turma do Curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).

Ao todo, 30 profissionais das cinco Regiões de Saúde do Ceará participam da iniciativa, que é voltada a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neurologistas e ortopedistas atuantes em policlínicas e centros de reabilitação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os primeiros encontros da formação, que tem o apoio da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais (Cedef) da Sesa, aconteceram na sede da autarquia, em Fortaleza, entre os dias 9 e 11 de maio.

A trilha de aprendizagem busca aprimorar as práticas de avaliação, prescrição, adaptação e orientações em OPM, considerando os princípios e as diretrizes para o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Relato de superação

“Vocês que atuam no sistema público de saúde prescrevendo órteses e próteses fazem a grande diferença na vida das pessoas com deficiência”. O relato de Dayane Rodrigues, 32, destaca a dimensão da centralidade assumida pelos profissionais responsáveis pela prescrição, concessão, adaptação e manutenção dos componentes artificiais.

Atendimento especializado fez modelo superar desafios causados pela amputação de parte das pernas

Durante a aula inaugural do curso, a jovem compartilhou com a turma o ressignificado que a vida dela teve, após precisar amputar parte dos membros inferiores em razão de uma infecção generalizada.

Aprimoramento do saber

O fisioterapeuta Thiago Pereira dos Santos atua no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Russas (CE), no Vale do Jaguaribe, e viu no curso disponibilizado pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE uma oportunidade de complementar o aprendizado adquirido durante o período da graduação.

“No dia a dia do serviço, percebemos uma quantidade elevada de pacientes que precisam desses dispositivos, seja para correção postural ou no uso de próteses devido à amputação. E as pessoas não têm noção de que esses equipamentos estão disponíveis e que eles podem ser obtidos gratuitamente no SUS. Nosso papel, aqui, também é sermos replicadores nesse processo”, reforça Pereira.

O terapeuta ocupacional João Jorge atua na região do Cariri e pontua, também, a relevância da iniciativa para o aprimoramento do fazer cotidiano na profissão. Assista ao relato dele: