Dores de cabeça podem estar associadas a problemas nos dentes, aponta especialista do HMJMA

14 de agosto de 2023 - 12:35 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Josias Jeronimo

Dores de cabeça podem estar associadas a problemas dentários, alerta especialista

Alterações na visão, insônia e estresse são fatores comumente relacionados às dores de cabeça constantes. Há um outro fator, no entanto, que é pouco conhecido, mas pode ser a principal causa de cefaleia: problemas com os dentes. O especialista em cirurgia buco-maxilo-facial, Raimundo Thompson Gonçalves Filho, que integra a equipe do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), destaca sinais que podem estar relacionados a essas dores.

Uma das causas mais comuns é a cárie, que, se não devidamente tratada, pode ocasionar dores de cabeça. “Sem tratamento, a infecção por conta da lesão de cárie pode atingir a polpa do dente, onde ficam os nervos. A infecção pode, então, espalhar-se para mandíbula, maxila, ou áreas profundas da face, o que gera sinais de dor para outras áreas da cabeça”, explica Thompson.

 

Problemas na Articulação temporo-mandibular,  conhecida como ATM, e as chamadas Disfunções Temporomandibulares (DTM), podem também desencadear a cefaleia. O problema é composto por um grupo de alterações nas articulações que ligam o crânio à mandíbula. “O distúrbio pode causar inúmeras complicações, como estalos e travamento na abertura da boca, desgaste nos ossos, deslocamento do disco articular, mordida desalinhada, entre outros sintomas”, destaca o especialista.

Ao perceber uma dessas alterações, deve-se buscar um profissional para investigação. “O diagnóstico do problema é complexo, e, com isso,  é importantíssimo consultar um dentista”, conclui Thompson.

Ambulatório de odontologia do HMJMA

Atendimento odontológico ocorre às segundas e terças-feiras no HMJMA

O HMJMA possui atendimento odontológico às segundas e terças-feiras. São atendidos no hospital pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado.

Na unidade hospitalar são realizadas cirurgias de diversas patologias da face, como fraturas, tumores benignos, fissuras labiopalatais, deformidades dentofaciais, dentre outros. Além das cirurgias, a equipe também realiza procedimentos menores em nível ambulatorial. Até julho deste ano, foram realizados 902 atendimentos ambulatoriais e 140 procedimentos cirúrgicos.