Novo Organograma: confira as mudanças na estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Ceará

2 de agosto de 2023 - 11:00 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Arte Gráfica: Iza Machado

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apresenta a nova estrutura organizacional da pasta. Atualizado com base nas funções e responsabilidades de cada setor da instituição, o organograma facilita a sincronização entre as diferentes áreas e níveis hierárquicos, sendo fundamental para a transparência na administração pública e o atendimento às necessidades da população cearense. As mudanças foram publicadas na última sexta-feira (28), no Diário Oficial do Estado (DOE).

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Rodrigues Façanha (Paíta), afirma que a reorganização da estrutura impacta positivamente os processos de trabalho na Secretaria, gerando benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A partir da compreensão de competências e responsabilidades, o trabalho se traduz em resultado para a sociedade, com melhorias na prestação de serviços de saúde por meio da otimização dos fluxos processuais”, pontua.

Novas estruturas organizacionais

O novo organograma contempla, por exemplo, a ampliação da estrutura de equipamentos da Rede Sesa. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), houve a criação de áreas administrativas e assistenciais, como Gerências de Fisioterapia, Psicologia e Atendimento ao Usuário. Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, a Diretoria Administrativo-Financeira foi reforçada com a instituição da Gerência Administrativa.

O organograma traz, entre outras novidades, setores estratégicos no Nível Central da Sesa, como a Célula de Auditoria Médica, na Coordenadoria de Monitoramento, Avaliação e Controle do Sistema de Saúde; a Célula de Atenção à Saúde das Comunidades Tradicionais e Populações Específicas, na Coordenadorias de Atenção Primária à Saúde, e a Coordenadoria da Rede Assistencial e Especializada.

A área instrumental da Sesa ganhou, ainda, um reforço na gestão da cadeia de suprimentos, com a criação da Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento de Compras. O setor de Tecnologia da Informação foi dividido em duas coordenadorias, uma destinada à infraestrutura e segurança da informação e outra,ao desenvolvimento de sistemas e soluções digitais com vistas à implantação do Centro de Inteligência da Sesa.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secretaria, Joélia Rodrigues, evidencia que o investimento na valorização e na capacitação de profissionais e lideranças também será reforçado a partir do novo organograma, por meio de uma área específica voltada ao desenvolvimento das pessoas. “Faremos não apenas uma identificação do potencial dos nossos funcionários em cada área, mas também o estudo e dimensionamento da necessidade de força de trabalho em cada setor da Secretaria. Além disso, o setor cuidará do provimento e seleção, desenvolvimento de pessoas e qualidade de vida, assim como a segurança e gestão do trabalho”, pontua.

Consórcios Públicos de Saúde

Outro ponto relevante diz respeito à criação de coordenadorias focadas na Gestão da Qualidade, na Imunização, nos Contratos de Gestão e nos Consórcios Públicos de Saúde.

“Pela primeira vez, a Sesa conta com uma Coordenadoria de Gestão dos Consórcios Públicos de Saúde, que vem com uma perspectiva de integração entre os entes, sobretudo o Estado e os municípios. Com isso, a gente espera melhorar, por exemplo, a Rede de Atenção Materno Infantil e o cuidado na prevenção a diabetes, hipertensão e outras condições clínicas”, destaca o titular da Coordenação de Gestão dos Consórcios Públicos de Saúde, Ivan Rodrigues Júnior, ressaltando a importância da iniciativa para fortalecer o processo de regionalização no Estado.

A secretária Paíta Façanha avalia que a instituição de um organograma é um dos meios mais eficazes para a execução da estratégia organizacional. “Ele estabelece as relações entre os processos de trabalho e a hierarquia do poder decisório. Sua estruturação deve dar condições para que o direcionamento estabelecido pelo nível diretivo seja executado pelas áreas executoras”.

A gestora pontua, ainda, que a estrutura organizacional segue as diretrizes de compliance, conjunto de leis, normas, regulamentos, políticas internas e padrões éticos em uma organização. “Nossa intenção é alcançar, por exemplo, maior eficácia nos resultados orçamentários e financeiros que apontam a sustentabilidade econômica da organização. Dessa forma, foram criadas áreas para melhor controle dos recursos públicos de maior volume, como cooperativas e contratos de gestão”, diz.