Helv realiza primeira captação de órgãos de 2023
27 de julho de 2023 - 11:00 #doação de órgãos #Helv
Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
Texto: Isabelle Azevedo
Foto: Arquivo
Captação de múltiplos órgãos ocorreu no início de julho
O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou uma captação múltipla de órgãos, permitindo a doação de dois rins, duas córneas e o fígado. Foi a primeira captação de órgãos do hospital em 2023. “Com esta doação, até cinco pessoas foram contempladas na fila de transplantes”, afirma o coordenador médico do bloco cirúrgico do Helv, Wlademir Roriz.
O procedimento de captação ocorreu no último dia 9 de julho e envolveu profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET) da Sesa, com suporte dos profissionais do Centro Cirúrgico do Helv.
Segundo Roriz, a paciente já chegou à unidade hospitalar com um diagnóstico de possível morte encefálica. “Foi aberto o protocolo necessário para constatar a morte encefálica. O Helv deu todo o suporte necessário à confirmação do diagnóstico. Posteriormente, fizemos a sensibilização junto à família para a captação”, explica o médico.
A doação de órgãos pode salvar vidas e proporcionar uma nova esperança para aqueles que enfrentam problemas de saúde grave. “A participação do Helv nesse processo reforça a parceria da unidade junto à Rede Sesa para auxílio e condução dos casos de morte encefálica e doação de órgãos”, afirma Wlademir Roriz.
Como se tornar um doador de órgãos
Para doar órgãos, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo. Caso algo aconteça e essa pessoa chegue a sofrer uma morte encefálica, a família é quem vai autorizar a doação.
Os órgãos que podem ser transplantados no Ceará são: rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão. Um único doador pode salvar até seis vidas.