Programa Nacional de Redução de Filas: HGF dá início a procedimentos em Oftalmologia e Cirurgia Geral

24 de julho de 2023 - 18:06 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

No primeiro dia de mutirão no HGF, foram realizadas duas cirurgias gerais e duas de Oftalmologia

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início, na última sexta-feira (21), aos procedimentos cirúrgicos do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Ceará. As primeiras especialidades da unidade a receberem a demanda do mutirão foram Oftalmologia e Cirurgia Geral. A expectativa é que mais de 1.400 pacientes da fila cirúrgica possam ser operados no hospital até o fim do programa.

Como unidade de referência para procedimentos de alta complexidade, o HGF vem se preparando para receber as cirurgias do plantão desde o início do programa. “Não há mudança na nossa fila cirúrgica eletiva, ela continua avançando. Nossa missão, portanto, tem sido ampliar a capacidade operacional, tanto em insumos quanto em pessoal, para receber essa demanda extra do plantão com o apoio da Sesa, do Governo do Estado do Ceará e do Governo Federal”, explica a diretora-geral do Hospital, Ivelise Brasil.

Equipe trabalha integralmente para qualificação dos pacientes do mutirão de cirurgias no HGF

Para o mutirão, uma equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HGF foi mobilizada integralmente para qualificação dos pacientes da fila, marcação de consultas de reavaliação e organização do mapa cirúrgico diário. Do início do programa até a primeira cirurgia realizada na unidade, já foram mais de 3.800 ligações realizadas pela equipe. As informações desatualizadas, no entanto, ainda dificultam o trabalho da equipe. “Tentamos contato com o número cadastrado três vezes em horários diferentes antes de passar para o próximo da fila”, explica a coordenadora do NIR do HGF, Sâmia Studart.

LEIA MAIS: Cirurgias eletivas: pacientes precisam atualizar cadastro para agendamento de procedimentos

Há dois anos, a enfermeira Antônia Ruth Cavalcante, de 38 anos, aguardava ansiosa por essa ligação. A filha dela, que tem 11 anos, entrou na fila para realização de uma cirurgia de estrabismo em 2021 e foi a primeira contemplada pelo mutirão do serviço de Oftalmologia. “É algo que também mexe muito com a autoestima, então, apesar de preocupada [com a cirurgia], estou muito feliz”, garante.

Maria Luilde da Silva comemora o chamamento para a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal após espera de dois anos

Também há dois anos na fila, Maria Luilde da Silva, 64, comemora o chamamento para a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal. A dona de casa teve de abandonar o trabalho de diarista após passar por uma cirurgia de emergência, em 2021. Desde então, o maior desejo é voltar à “vida normal”. “Eu sempre fui de fazer tudo sozinha. Criei meu filho sozinha, fazia comida, limpava a casa, pagava as contas. E, hoje em dia, me sinto muito frágil. Tudo passou a ficar nas mãos do meu filho”, compartilha. “Quero muito poder fazer novamente tudo o que eu fazia”, completa.

O primeiro dia de cirurgias contou com a presença da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel, e da coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica, Melissa Medeiros. As representantes da Sesa visitaram o Centro Cirúrgico do HGF, em companhia da diretora-geral do Hospital.

Diretora-geral do HGF, Ivelise Brasil, secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel, e coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica, Melissa Medeiros, em visita ao Centro Cirúrgico do HGF

“A maior contribuição desse plantão é trazer a dignidade para as pessoas, é trazer confiança ao trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma a secretária Joana Gurgel. “Muitos pais vão voltar a trabalhar, muitos filhos vão voltar a estudar. É isso que a sociedade busca do sistema de saúde, esperar pouco tempo e ser tratado com dignidade”, acrescenta.