HGF celebra 55 anos com programação que destaca resgate histórico e perspectivas futuras

17 de maio de 2024 - 14:04 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Fotos: Bruno Pimentel
Arte gráfica: João Paulo Jota

HGF é o maior hospital da rede pública estadual e centro de referência no Norte e Nordeste em assistência de alta complexidade

Com o tema “Um passado que inspira o futuro”, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), comemora 55 anos de dedicação ao serviço público de saúde do Estado. A celebração acontece entre os dias 21 e 25 de maio e apresenta uma ampla programação de palestras científicas e atividades culturais. A programação é aberta para profissionais da rede Sesa.

Este ano, a comemoração busca resgatar a história do hospital, evidenciando avanços conquistados. “O HGF é o hospital líder do Estado, não apenas em termos de infraestrutura, mas também em realizações. Desde sua fundação, tem sido pioneiro e inovador, com um passado glorioso e inspirador, contribuindo significativamente para os avanços na saúde pública do estado”, destaca Eliardo Silveira, diretor de Ensino, Pesquisa e Residência do HGF.

Na terça-feira (21), a programação incluirá a exibição de um documentário, desenvolvido em parceria com a Casa Civil, que retrata os momentos significativos e desafiadores dos 55 anos de história do HGF. Em consonância com seu perfil inovador, também será inaugurado o Centro de Simulação Clínica e Habilidades Técnicas. O espaço tem como objetivo formar e treinar profissionais por meio do aprimoramento de competências em cenários realistas, fielmente retratados para simular a prática em casos reais.

Referência no atendimento de alta complexidade

O HGF é o maior hospital da rede pública do estado do Ceará e um centro de referência em assistência de alta complexidade. A unidade hospitalar da Rede Sesa oferece 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades, com destaque para Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.

Com 55 anos de funcionamento, o hospital tem mais de 500 leitos, incluindo enfermarias, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. Mensalmente, o HGF realiza em média mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais.

HGF é referência nacional no tratamento de AVC agudo, com emergência porta aberta 24h

Além da área assistencial, o HGF possui ainda o maior número de programas de residências médica e multiprofissional credenciados no estado. São 38 programas de residência médica e 8 multiprofissionais. O hospital tem ainda internato e estágios curriculares para diversos cursos de graduação.

Parque tecnológico robusto

O HGF destaca-se ainda pelo amplo, diverso e moderno parque tecnológico. Recentemente, a unidade adquiriu mais de 20 novos aparelhos de ponta para exames no serviço de  Endoscopia e um novo microscópio cirúrgico para suporte aos procedimentos do serviço de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Cabeça e Pescoço.

Evidencia-se ainda, na unidade, equipamentos cirúrgicos de videolaparoscopia, que permitem procedimentos menos invasivos; microscópios para cirurgias e exames oftalmológicos em 3D, garantindo maior precisão clínica e cirúrgica; e aparelhos de diagnóstico por imagem, que operam 24 horas para atender à demanda.