Atenção primária: Sesa realiza oficina focada no cuidado com a saúde das gestantes

13 de julho de 2023 - 18:32 # # #

Texto: Kelly Garcia
Foto: Carlos Alberto Jr.

Oficina de Qualificação do Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde ocorreu nesta quainta-feira (13)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão na gravidez ainda é a principal causa de morte materna no Brasil. Para prevenir o problema e aprimorar as consultas durante o período de gestação, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta quinta-feira (13), a Oficina de Qualificação do Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde.

O evento, que ocorreu no Centro Universitário Estácio Via Corpvs, foi voltado aos coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde e demais gestores dessa área de cuidado e contou com palestras no período da manhã. Durante a tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para elaborar um documento norteador para construção de um plano de ação contendo protocolo, fluxo assistencial e capacitação de profissionais nessa área específica.

Titular da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Vaudelice Mota, participou do evento

Para a titular da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Vaudelice Mota, os índices de mortalidade materna e prematuridade apontam para a necessidade de aprimoramento nas consultas de pré-natal.

“A mortalidade materna vinculada à hipertensão aponta para um pré-natal de baixa qualidade. Com o uso de tecnologias leves, é possível acompanhar a pressão das gestantes. Além da hipertensão, outro problema que leva à prematuridade e pode ser facilmente tratado é a infecção urinária na gravidez”, diz.

O professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e gerente de Atenção à Saúde da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), Edson Lucena, foi um dos palestrantes na oficina. Ele destacou que reduzir a frequência da hipertensão na gestação pode impactar em vários indicadores ligados à saúde materno-infantil.

“A hipertensão é a principal causa de morte materna no Brasil e no Ceará e responde por cerca de um terço da prematuridade do Estado. Isso também impacta diretamente na mortalidade infantil, além de aumentar a chance de doenças cardiovasculares na terceira idade. Portanto, é premente que reduzamos a frequência da hipertensão na gestação para gerar um impacto em todos esses indicadores”, ressalta.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, falou para coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde e demais gestores

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, é importante que os profissionais que lidam diretamente com as gestantes durante o pré-natal ouçam as mulheres e registrem os índices de pressão arterial.

“O médico e o enfermeiro precisam escutar melhor as pacientes porque nem sempre apenas a pressão arterial de 14 por 9 indica hipertensão na gravidez. Por exemplo, uma mulher que tenha pressão baixa no início da gravidez e venha a apresentar uma pressão 12 por 8 já configura um caso de hipertensão. Isso pode ser atestado com a aferição da pressão, que é um procedimento simples, assim como o exame sumário de urina, que tem baixo custo e previne a prematuridade”, explica.

Thais Facó também esclarece que esse evento possibilitou uma escuta das dificuldades de cada região. “Com a oficina, poderemos elencar os principais desafios e assim elaborar ações para um plano mais eficiente”.

Jaziane Siqueira é coordenadora da Atenção Básica no município de Itaitinga e participou da Oficina

A enfermeira Jaziane Siqueira, coordenadora da Atenção Básica no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, destacou o principal aprendizado dessa oficina. “Nós percebemos que é importante conscientizar os profissionais que lidam diretamente com a gestantes para evitar falhas em ações simples que podem salvar vidas, como registrar os índices de pressão arterial e atentar para sintomas como visão turva, que podem indicar pré-eclâmpsia, entre outros. Iremos replicar esse aprendizado com os profissionais da cidade”, citou.