Ouvidoria do Centro de Saúde Meireles visita local de funcionamento do Programa de APLV

5 de julho de 2023 - 10:56 # # #

Texto: Ascom Sesa
Fotos: Antonia Kercia

A ouvidoria do Centro de Saúde Meireles deu início nesta terça-feira (4), no Centro de Treinamento Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho da Secretaria da Educação, local de funcionamento do Programa do Paciente com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), a ações de ouvidoria ativa. A ideia é chegar aos usuários dos serviços vinculados ao CS, ao invés de aguardar o recebimento de manifestações. As ações visam dar orientações, coletar informações e realizar pesquisas e avaliação dos serviços junto aos usuários.

“Iniciamos as ações de ouvidoria no local e a intenção é que estas permaneçam durante todo o ano, semanalmente, nos dois programas de assistência à saúde vinculados ao Centro de Saúde Meireles, são eles: o Programa de Assistência ao Paciente com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e o Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada”, explica a diretora do CS Meireles, Helena Márcia.

Além da diretora, estiveram presentes, na ocasião, a ouvidora Leda Albino e a coordenadora do programa, Aline Lacerda.

O Centro de Saúde Meireles está provisoriamente fechado para reformas e melhorias.

APLV

As crianças com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca são atendidas nos postos de saúde do interior e da capital e, em seguida, inseridas na Central de Regulação estadual ou municipal. Após receber diagnóstico, a fórmula é prescrita pelo médico e a criança incluída no Programa de Assistência.

Atualmente, a fórmula é distribuída no Centro de Treinamento Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, da Secretaria da Educação (Rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, no bairro Edson Queiroz), onde também funciona o acompanhamento dos pacientes. Também são pontos de atendimento do Programa, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor (R. Maramaldo Campelo – Edson Queiroz).

Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada

O Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada está atendendo temporariamente na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5509 – Passaré).

Para se cadastrar ou ser atendido pelo PASPO, o paciente deve agendar uma avaliação pelo telefone (85) 98406-9487. Além da avaliação, há acompanhamento por profissionais e encaminhamento para cirurgia de reversão (fechamento da colostomia), em unidades como o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).