Ceará adere a programa nacional para fortalecimento da atenção primária

3 de julho de 2023 - 14:51 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Levi Aguiar

Oficina de Planejamento da Planificação da Atenção Saúde para fortalecer atenção primária

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) oficializou a adesão ao programa “Planificação da Atenção à Saúde (PAS)” em encontros de planejamento realizados na última quinta (29) e sexta-feira (30), em Fortaleza. Durante o evento, o Estado iniciou uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a ONG Umane para desenvolver o sistema de atenção primária com foco nas necessidades locais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ceará é o terceiro em relação à cobertura da atenção primária, com uma taxa de 94.7%, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). O Estado fica atrás apenas do Piauí e Santa Catarina, respectivamente. Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó, a adesão a esse Programa simboliza o fortalecimento da saúde, redução de custos, diminuição de internações e de agravamentos de doenças.

“Nas competências do SUS, a atenção primária é de responsabilidade direta dos municípios. No entanto, cabe aos estados apoiar tecnicamente os municípios, investir em qualificação profissional e na organização da rede de atenção à saúde, com foco na atenção primária como ordenadora do cuidado”, ressaltou Thaís.

Com a adesão ao Programa, o Ceará contará com apoio de equipes para o planejamento nessa área, como explica a secretária Executiva de Políticas de Saúde, Vaudelice Mota. “Planificar é planejar. Queremos organizar e articular melhorias no processo de trabalho das unidades básicas de saúde. Na medida em que você promove esse ordenamento, nós teremos melhores resultados para a saúde do povo cearense”, completou.

Fortalecimento e resgate da atenção primária

A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, avalia que os gestores – municipais e estaduais – precisam entender a importância da atenção primária. “Essa assistência pode evitar, por exemplo, as internações de pacientes e ainda trazer uma economia de recursos. Este é um momento ideal para promover a prevenção e promoção da saúde”, disse.

Planificação da Atenção à Saúde do Ceará reúne gestores da Sesa, representantes do Conass, Conasems e Uname

Representantes da Umane, uma associação independente e sem fins lucrativos, que administra um fundo patrimonial usado para apoiar iniciativas no âmbito da saúde pública, também estiveram presentes na Oficina de Planejamento. Fabiana Mussato, coordenadora de projetos da entidade, diz que a Planificação vai servir de base para que a gestão estadual atue com mais intensidade na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

“O foco no aperfeiçoamento da atenção básica serve para evitar que as pessoas desenvolvam quadros graves, cuidando da saúde antes que a doença apareça. A Planificação virá como um sistema de organização das redes de saúde. A gente planeja construir um cenário possível que almejamos alcançar. Não há um projeto sem organização, planejamento, monitoramento das atividades ou sem uma avaliação”, finaliza.