Sesa realiza oficina para profissionais de saúde da Região Norte com foco no risco gestacional
28 de agosto de 2024 - 14:52 #De Braços Abertos
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Fernanda Teles
Fotos:Divulgação
Arte gráfica: Letícia Maria
A primeira oficina de estratificação de risco gestacional foi realizada em julho deste ano, com profissionais da Região de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe
A Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps) e da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), realiza, na próxima quinta-feira (29), no município de Sobral, a segunda oficina de formação sobre estratificação de risco gestacional para profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A estratificação de risco gestacional é um processo que classifica as gestantes em diferentes níveis de risco, geralmente em baixo, médio, alto e extremo. A primeira oficina foi realizada em julho deste ano, com profissionais da Região de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe.
A capacitação é uma das ações do eixo de educação permanente do projeto “De Braços Abertos” e acontece na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia. O público-alvo inclui médicos e enfermeiras da APS, coordenadores da regulação municipal, coordenadores da APS, além de representantes das policlínicas estaduais e da Superintendência da Região de Saúde Norte.
“Durante a formação, abordaremos temas essenciais para a prática clínica, como métodos de estratificação de risco, protocolos de acompanhamento, e estratégias de intervenção precoce. Contaremos ainda com a presença de vários especialistas da área”, explica a assessora da área materno-infantil da Seaps, Talyta Alves.
A oficina contará ainda com a apresentação da nota técnica de estratificação de risco gestacional
Segundo a superintendente da Região Norte, Mônica Lima, a estratificação de risco gestacional foi definida como prioridade no planejamento estratégico da Superintendência. “Essa capacitação irá garantir a realização de um pré-natal adequado para a gestante, bem como a sua vinculação aos hospitais de alta complexidade da Região Norte. Dessa forma, a paciente passa a ter total prioridade no atendimento, em caso de intercorrências gestacionais”, afirma.
A oficina contará ainda com a apresentação da nota técnica de estratificação de risco gestacional que foi elaborada pelas equipes da Coordenadoria das Redes de Atenção à Saúde (Coras) da Sesa e da Seaps, com base no Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde (MS). Segundo a coordenadora da Coras, Rianna Nobre, a nota técnica fortalece a qualificação do cuidado, ao mesmo tempo em que possibilita uma melhor organização da rede de atenção à saúde da mulher e da criança.
As inscrições para a oficina podem ser feitas por meio de preenchimento do formulário eletrônico. Faça sua inscrição.
Sobre o Projeto de Braços Abertos
O projeto “De Braços Abertos” tem como eixos de execução ações de educação permanente, planificação da Atenção à Saúde e rede de articuladores, nas cinco regiões de saúde do estado. Agindo por etapas, a implementação de cada eixo é fundamental para o bom andamento do Projeto e seu impacto direto na população.
O investimento total da iniciativa é de R$ 11,5 milhões, com um total de 20 municípios inclusos. A ação é desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Umane (Associação civil sem fins lucrativos); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).