Hospital Infantil Albert Sabin realiza mutirão para atender crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca

25 de maio de 2023 - 18:09 # # # #

Assessoria de Comunicação do HIAS
Texto: Ana Lídia Coutinho

106 crianças buscaram atendimento para o Programa APLV no ambulatório do Hias no último sábado (20)

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade de referência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para o Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), realiza, neste sábado (27), um mutirão para atender crianças com a condição. Os atendimentos especializados foram agendados previamente e têm o objetivo de garantir acesso ao tratamento.

A expectativa é atender 135 crianças provenientes de Fortaleza e do interior do Estado. As pessoas da Capital foram reguladas nas unidades básicas de saúde, de acordo com o laudo médico fornecido tanto na rede pública, como por meio do atendimento da rede privada. Para o público do interior, a regulação é realizada através da Secretaria da Saúde de cada município. Mensalmente, são disponibilizadas vagas para os municípios, e o acompanhamento do programa contempla crianças de até três anos de idade.

A gastroenterologista pediátrica do HIAS, Hildênia Baltasar, destaca a importância desse mutirão para o tratamento das crianças com APLV. “Nossa equipe está empenhada em proporcionar um atendimento de qualidade e garantir o acesso ao tratamento para essas crianças. A APLV é uma condição que requer cuidados específicos, e nosso objetivo é oferecer suporte integral, desde o diagnóstico, até a orientação alimentar adequada”, afirma.

No último sábado (20), o Mutirão do Programa APLV realizou 106 atendimentos a crianças. Dessas, 86 já saíram da unidade hospitalar com a fórmula necessária para o tratamento adequado da alergia.

Sobre o Hospital Infantil Albert Sabin

O Hias é referência em atendimento pediátrico de alta complexidade nas regiões Norte e Nordeste do país. Inaugurada em 1961, a unidade conta com 32 especialidades médicas e uma equipe multidisciplinar, oferecendo diversos serviços de saúde infantil como atendimento ambulatorial, internação cirúrgica, cirurgias de urgência e eletivas, terapia intensiva, cuidados paliativos, Hospital Dia, Centro de Infusão e Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), além de ser destaque no tratamento de doenças raras, oncologia e neurocirurgia.

APLV

As crianças com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca são atendidas nos postos de saúde do interior e da capital e, em seguida, inseridas na Central de Regulação estadual ou municipal. Após receber diagnóstico, a fórmula é prescrita pelo médico e a criança incluída no Programa de Assistência.

Atualmente, a fórmula é distribuída no Centro de Treinamento Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, da Secretaria da Educação (Rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, no bairro Edson Queiroz), onde também funciona o acompanhamento dos pacientes. Também são pontos de atendimento do Programa, o HIAS e o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor (R. Maramaldo Campelo – Edson Queiroz).