Com presença da ministra Sonia Guajajara, campanha nacional de vacinação indígena tem encerramento no Ceará

18 de maio de 2023 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Isabelle Campos
Fotos: Hiane Braun

Estado foi referência na campanha de vacinação, chegando a aplicar doses acima da média nacional

O Ceará sediou, nesta quinta-feira (18), o encerramento do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A campanha foi promovida pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). O evento, em São Benedito, teve a presença do assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a secretária estadual dos Povos Indígenas, Juliana Alves, a Cacika Irê, e o secretário especial da Sesai, Weibe Tapeba.

A ação foi realizada na Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa, na Aldeia Indígena Gameleira, do povo Tapuya-Kariri. Apesar de não poder está presente no evento, o governador Elmano de Freitas enviou uma mensagem aos povos indígenas e representantes presentes. “Aqui no Ceará somos referência na imunização dos povos indígenas e iremos intensificar essa vacinação para que o nosso povo siga sendo protegido”, afirmou o chefe do Executivo.

De acordo com dados do Distrito Sanitário Especial dos Indígenas (DSEI), em quatro meses já foram vacinados 92,6% das crianças; 92% das mulheres em idade fértil e 86,3% dos idosos.

Ministra Sonia Guajajara destacou a mobilização dos governos estadual e federal na promoção da saúde indígena

Representando o governador, o assessor especial Artur Bruno ressaltou a importância desse momento histórico para o País e para o Ceará. “Temos hoje um governo que se importa com o povo, temos um governador das lutas. A história do Brasil foi muito cruel com os povos indígenas, mas, hoje, com os povos do Ceará, unidos, há uma mobilização em busca da saúde”.

Política transversal

A ministra Sonia Guajajara destacou a importância da política transversal, em conjunto com outros ministérios, estados e municípios. “O ano de 2023 é um marco na história dos povos indígenas. Conquistamos um ministério; pela primeira vez temos a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] presidida por uma mulher indígena; e agora temos a Sesai também comandada por um indígena”, disse. “Por muito tempo nos olharam como problema. Então, agora iremos construir juntos. Articularemos ações junto aos estados e municípios, porque é na ponta que acontece a política pública”, completou.

Juliana Alves (à direita) destacou o simbolismo da ação. “Antes de sermos indígenas, somos seres humanos. Estamos vivendo um novo cenário, tendo uma reconstrução política brasileira. Nós, como Estado, temos a delegação de fazer com que nossos povos possam ser atendidos. Poder trazer autoridades das esferas municipais, estaduais e federais para dentro de um território indígena é muito importante”, avaliou a secretária.

Ceará, uma referência na campanha de vacinação

A campanha de vacinação ocorreu em todo o território brasileiro dentro do calendário de 2023 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Com seus números positivos, o Ceará foi considerado referência na campanha, como pontuou o secretário especial da Sesai, Weibe Tapeba.

“Nós levaremos a saúde indígena aonde as comunidades estão. Essa é a nossa missão. Gostaria de agradecer, principalmente, aos profissionais de saude que cruzam essas terras para levar imunização a cada um desses povos. Aqui no Ceará, o resultado foi muito positivo, a intensificação da imunização levou a cobertura vacinal cearense acima da média da população brasileira”.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), juntamente com o DSEI no Estado e as secretarias municipais, deu apoio à iniciativa. São 15 povos (etnias) e 22 terras indígenas em todo o território cearense, somando cerca de 36 mil indígenas distribuídos em 19 municípios, conforme a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince).