Campanha nacional intensifica cobertura vacinal dos povos indígenas no Ceará

17 de abril de 2023 - 17:56 # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão
Fotos: Thiago Gaspar

Escola Indígena Tapeba do Trilho, em Caucaia, teve uma manhã de celebração e vacinação

O Ceará recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), o lançamento do Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). A ação foi realizada na Escola Indígena Tapeba do Trilho, em Caucaia, com as presenças da vice-governadora Jade Romero; do secretário especial da Sesai, Weipe Tabepa; das secretárias Saúde do Ceará, Tânia Mara, e dos Povos Indígenas, Juliana Alves; além de outras autoridades, lideranças e da própria comunidade.

O estado do Ceará tem 15 povos e 22 terras indígenas situadas em 19 municípios

O objetivo da campanha nacional é reforçar as ações de imunização dos povos indígenas em todo o Brasil e, com isso, ampliar a cobertura vacinal. A Sesa, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará e as secretarias municipais, dá apoio à iniciativa.

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará falou sobre a simbolismo da ação dentro de um novo momento para o País. “Nós temos o grande desafio de remontar as políticas públicas no Brasil. Vamos, todos juntos, de mãos dadas, reescrever uma nova história. Se nós podemos estar hoje juntos devemos muito à ciência e à vacina. Viramos a página e trazemos o Zé Gotinha. É papel nosso reapresentá-lo às nossas crianças. É um orgulho saber que o Ceará cumpre a meta de vacinação dos povos indígenas”, afirmou Jade Romero, parabenizando os povos e os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da ocasião a vice-governadora Jade Romero, o secretário especial da Sesai, Weipe Tabepa, e as secretárias Saúde, Tânia Mara, e dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves

A vacinação já está sendo realizada nos territórios dentro do calendário de 2023 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O Ceará tem 15 povos (etnias) e 22 terras indígenas situadas em 19 municípios. São cerca de 36 mil indígenas em todo o Estado, conforme a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). Desse quantitativo, dez mil estão em Caucaia.

Weibe Tapeba destacou que a luta dos povos passa pela defesa dos territórios, da Saúde e da Educação. “Mais do que nunca temos trabalhado para que nossos territórios sejam contemplados com a imunização. Os povos indígenas, inclusive, fazem parte do grupo prioritário. A Ciência voltou e a gente celebra a vida com a vacinação. Aproveito para parabenizar o Ceará por atingir a meta de vacinação [em 2022]”.

O Ceará foi o único estado brasileiro a obter cobertura vacinal pretendida em 2022, conforme o Ministério da Saúde

Segundo dados do Ministério da Saúde, na campanha de vacinação dos povos indígenas contra a influenza no ano passado, o estado cearense foi o único do País a obter cobertura vacinal pretendida.

Titular da Sesa, Tânia Mara ressaltou as ações de mobilização em prol da vacina, fundamentais para evitar diversas doenças virais. “O Programa Nacional de Imunizações está sendo fortalecido. No último sábado, o Governo do Ceará inovou e realizou o ‘Dia D’ estadual. Hoje, nós enfrentamos uma baixa cobertura vacinal na população, mas os povos indígenas são exemplo. Portanto, é extremamente importante essa campanha”, observou.

Cacique Alberto ressalta que a vacinação é um direito de todos os brasileiros

Parabenizo os profissionais da saúde que estão na ponta fazendo com que essa política tenha sua efetividade. Se antes, com todo retrocesso, nós batemos a meta, agora vamos bater muitas mais”, complementou a secretária Juliana Alves.

Vacina no braço é direito de todos os brasileiros. É o que a pajé Raimunda e o cacique Alberto do Povo Tapeba defendem. “A nossa fé e os remédios nos curam, por isso a vacina é importante na vida dos povos indígenas do nosso País. Tudo que for de doença ruim, que tiver pra vir, com essa vacina não atinge o povo”, disse a pajé, também é Mestra da Cultura do Ceará. “Vacinas salvam todos os brasileiros”, acrescentou o cacique Alberto.