“Dia D”: Ceará lidera vacinação contra a gripe nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

17 de abril de 2023 - 16:41 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Caio Faheina e Juliana Marques
Fotos: José Wagner/Casa Civil
Arte gráfica: Josias Jeronimo


Em apenas um dia, foram administradas 160.142 doses do imunizante contra a influenza, o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha, em 27 de março

Dentre os estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o Ceará apresentou a maior cobertura vacinal contra a gripe do início da campanha, em 27 de março, até o momento. Nesse período, foram aplicadas 340.743 doses – destas, 160.142 foram somente no “Dia D” de mobilização, no último sábado (15). Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Em apenas um dia, foi administrado o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha. Na mesma ocasião, 34.254 cearenses receberam a dose de reforço bivalente contra a covid-19, de acordo com balanço parcial.

Para o “Dia D”, o Governo do Ceará abriu, de forma inédita, as cinco unidades do Vapt Vupt localizadas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte exclusivamente para a estratégia de vacinação. Somente nas centrais de serviços, 1.731 doses foram administradas, sendo 1.089 para a proteção contra a gripe. A iniciativa foi uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Além disso, 1.695 postos de saúde estiveram abertos no sábado.

Os grupos prioritários aptos à imunização foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS)ver abaixo.

“Quero agradecer às pessoas que se vacinaram e estão vacinando suas crianças, que estão se cuidando e, consequentemente, cuidando de nossas comunidades. Você está mantendo o risco de infecção baixo ao contribuir com a população dos imunizados e, assim, protegendo todas as pessoas, mesmo aquelas que ainda não fazem parte dos grupos prioritários”, agradeceu a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, pelas redes sociais. “Aos profissionais de saúde, meu muito obrigada! Vocês desempenham um papel essencial na prevenção e no enfrentamento às doenças”, disse.

De acordo com o secretário de Vigilância e Saúde da pasta, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), a ação reuniu esforços do Estado e de municípios. “A nossa intenção, com o ‘Dia D’, é que grupos prioritários recebam a proteção o quanto antes, em menor tempo possível, e isso exige mobilização“, afirmou, reforçando a importância de todos atualizarem a caderneta de vacinação. Veja o Calendário de Vacinação 2023.

Perdi o “Dia D”, e agora?

Diversas ações seguem em todo o Estado para ampliar a cobertura vacinal contra as doenças nos públicos-alvo. As salas de vacinação das unidades do Vapt Vupt situadas nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, seguem com a imunização de rotina, incluindo a contra a gripe.


Já no equipamento localizado em Juazeiro do Norte, estarão disponíveis os imunizantes contra a influenza e a covid-19.

A dose de reforço bivalente contra o coronavírus também pode ser acessada nos postos de saúde cearenses. A execução é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde devem ser consultadas.

ESP/CE abre sala de vacinação

Para unir forças na campanha de vacinação contra a influenza, a partir desta segunda-feira (17), o prédio anexo da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) passa a ser mais um ponto de imunização em Fortaleza.

Os aplicadores são os enfermeiros da Residência Multiprofissional (Resmulti) da autarquia que cursam a especialização na área da Saúde da Família. “Eles vão somar muito nesse momento de campanha. Estamos juntos nessa mobilização para vacinar o maior número de pessoas”, explica a assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, Barbarah Rebouças.

Atualização da vacina contra a gripe

Com grande potencial de transmissão, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza. Dos quatro tipos – A, B, C e D –, os dois primeiros são mais comuns no Estado.

A vacina é considerada pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e até óbitos pela doença. O imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam em 2022 no hemisfério Sul.

Além disso, a constante mudança dos vírus influenza requer monitoramento global, frequente reformulação da vacina e campanha anual de imunização.

Segundo o consultor em Infectologia da ESP/CE, Keny Colares, os resfriados podem ser causados por diversos vírus. Os sintomas mais comuns são nariz entupido, secreção, coriza e tosse seca, mas com poucos agravamentos.

O conjunto de sintomas caracterizado por várias doenças recebe o nome de síndrome gripal. Nessas situações, os fatores respiratórios são mais intensos e se somam à febre, à dor de cabeça, à moleza, à indisposição e à dor no corpo. A influenza e a covid-19 são as principais infecções dessa categoria.

“Há, ainda, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), manifestação de sintomas mais críticos como falta de ar, podendo ser causada por ambas as doenças”, diz Colares.

Campanhas

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou na última segunda-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. O Ceará, no entanto, antecipou a imunização de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias no último dia 27 de março devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começou um mês antes, em 27 de fevereiro, também em populações definidas pelo MS, tendo como meta imunizar 90% dos grupos prioritários.

Serviço

Vapt Vupt em Fortaleza

Messejana 
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana (ao lado do terminal de ônibus).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: de rotina e contra a gripe

Antônio Bezerra 
Endereço: R. Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: de rotina e contra a gripe

Vapt Vupt no Interior

Juazeiro do Norte (gripe e covid-19)
Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro (no Centro Multiuso).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: contra a gripe e a covid-19

Sala de vacina – Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) | Anexo
Quando: A partir desta segunda-feira (17) até o dia 31 de maio de 2023
Horário: Das 8h às 12h e de 13h às 16h
Onde: Avenida Antônio Justa – 3161 – Meireles, Fortaleza (esquina com a Rua Leonardo Mota).
Vacinas: contra a gripe