Em ação inédita, Governo do Ceará abre unidades do Vapt Vupt em Fortaleza e no Interior para “Dia D” de vacinação

11 de abril de 2023 - 10:56 # # # # # # #

Fotos: Ascom SPS
Arte gráfica: Josias Jeronimo

Equipamentos funcionarão exclusivamente para a estratégia neste sábado (15)

As centrais de serviços do Vapt Vupt em Fortaleza e no Interior estarão abertas neste sábado (15) exclusivamente para imunizar a população contra a gripe e a covid-19 (reforço bivalente). O “Dia D” de vacinação será realizado nos cinco equipamentos estaduais, distribuídos em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

Duas unidades do Vapt Vupt localizadas na Capital, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, e a estrutura situada em Juazeiro do Norte funcionarão das 8h às 16h. As atividades no terceiro equipamento de Fortaleza, no Shopping RioMar Papicu, serão das 10h às 16h, respeitando o funcionamento do centro comercial. Em Sobral, será das 8h às 12h.

“É a primeira vez que o Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS), reforça a estratégia de vacinação com a abertura das unidades do Vapt Vupt. A iniciativa se soma às ações que cada município realizará para ampliar as coberturas vacinais no Estado”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta).

Cinco centrais de serviços estão distribuídas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte

“Já são espaços consolidados de atendimento ao público e estão localizados em pontos bem estratégicos das cidades. Temos certeza de que abrir as portas das unidades vai ajudar no acesso às vacinas”, pontua a titular da SPS, Onélia Leite Santana.

Poderão receber os imunizantes os públicos indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Grupos prioritários aptos a tomar as duas vacinas (influenza e covid-19), como idosos e profissionais da Saúde, podem receber ambas as doses na mesma ocasião.

Para a aplicação dos imunobiológicos, é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde devem ser consultadas.

Reforço bivalente contra a covid-19

O reforço bivalente contra a covid-19 será aplicado naqueles cujo o esquema primário foi completado com as doses monovalentes (D1+D2) ou que receberam depois uma ou duas doses de reforço comuns, com intervalo de, no mínimo, quatro meses.

Campanhas

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou na última segunda-feira (10). O Ceará, no entanto, antecipou a imunização no público infantil no último dia 27 de março devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começou um mês antes, em 27 de fevereiro, também em grupos definidos pelo MS.