ESP/CE inicia atividades da X Turma da Residência Multiprofissional em Saúde nesta quarta-feira (1º)

27 de fevereiro de 2023 - 12:44 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica / Foto: Rafael Medeiros / Deborah Muniz


A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, no próximo dia 1º de março, as atividades da X turma do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti). A agenda do primeiro módulo segue até 10 de março de 2023 e ocorrerá presencialmente na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

A Semana de Imersão adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas desenvolvidas a partir de atividades específicas. O momento representa uma etapa introdutória na formação dos futuros especialistas.

Ao longo de oito dias, os residentes participarão de palestras, conferências, mesas redondas, exposições dialogadas, vivências de integração, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela autarquia.

O tutor do Núcleo Docente Estruturante da Resmulti, Edmilson Gomes, explica que o processo compreende uma integração entre propostas temáticas do Sistema Único de Saúde (SUS), transversais a todos os demais projetos vinculados à ESP/CE. “Iremos tratar de temáticas como Educação Permanente, políticas do SUS, além de apresentarmos o Projeto Político Pedagógico do curso e sugestões de territorialização enquanto estratégia utilizada nos cenários de prática”.

A programação terá a presença de profissionais da Saúde, gestores e educadores de diversas áreas. Dentre alguns nomes, estão: a doutora em Saúde Pública Laura Camargo Feuerwerker; a coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, Silvinha Cavalleire; o deputado estadual Renato Roseno; a médica e doutora em Educação Vera Dantas; e o biólogo Hugo Fernandes.

O programa de imersão da nova turma também representa um marco para a história da iniciativa que comemora dez anos de existência neste ano: 398 profissionais matriculados, número recorde.

Estamos presentes em 24 municípios onde esta é, sem dúvidas, a maior oferta dentro dessa modalidade. Já estamos com mais de 390 matrículas confirmadas; são pessoas prontas para viver a potência da Resmulti da ESP/CE”, ressalta Jadson Franco, membro do Colegiado de Gestão da Residência Multiprofissional.

Residência Multiprofissional

A turma X da Resmulti está distribuída em 24 municípios cearenses a partir dos 11 programas que compõem a iniciativa, sendo dez de natureza multiprofissional e um, de caráter uniprofissional. Criado em 2013, o projeto já formou 2.375 especialistas em diferentes áreas da Saúde.

A Resmulti é aplicada sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa. Ao todo, são dois anos de formação, incluindo plantões, com o acompanhamento de docentes-preceptores.

Serviço

Semana de Imersão da Turma X da Residência Multiprofissional e Uniprofissional da ESP/CE
Quando: de 1º a 3 de março e de 6 a 10 de março de 2023
Onde: Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) – R. Barbosa de Freitas, 2709 – Dionísio Torres, Fortaleza.