Auxiliar de Serviços Gerais: atividade é fundamental para a segurança do paciente

23 de fevereiro de 2023 - 10:26 # # # #

Assessoria de Comunicação da Rede Sesa
Texto e fotos: Diana Vasconcelos, Joelton Barboza e Teresa Fernandes

Há quase oito anos, Maria Deusiane dos Santos atua na limpeza das UTIs 3 e 4 do HRN

Na semana em que se celebra o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, comemorado em 22 de fevereiro, os equipamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reconhecem o valor da profissão, especialmente enquanto atividade fundamental para a segurança e a recuperação de pacientes.

Há quase oito anos, Maria Deusiane dos Santos, de 48, atua na limpeza das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) 3 e 4 do Hospital Regional Norte (HRN), equipamento da Sesa em Sobral e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Conhecida pelos colegas como “Deusinha”, ela faz a higiene do setor a cada plantão e dos terminais nos leitos, periodicamente.

“Uma limpeza bem feita, principalmente para esses pacientes que já estão debilitados, com certeza ajuda na recuperação”, comenta Deusinha, como é conhecida pelos colegas

“Eu me sinto salvando vidas. Uma limpeza bem feita, principalmente para esses pacientes que já estão debilitados, com certeza ajuda na recuperação. E eu estou dando a minha contribuição”, diz orgulhosa.

Há um ano no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), a auxiliar de Serviços Gerais Creisa Amorim, de 21 anos, desempenha a função no Centro de Material Esterilizado (CME). Isa, como é chamada, destaca que, no ambiente hospitalar, a limpeza é importante não apenas para os pacientes, mas também para os colaboradores.

“Nosso trabalho é um dos mais importantes, pois tudo precisa ser higienizado e limpo, principalmente no setor da CME, onde a exigência é um pouco mais abrangente”, pontua.

Creisa Amorim destaca que, no ambiente hospitalar, a limpeza é importante não apenas para os pacientes, mas também para os colaboradores

Como lida com materiais que saem direto para o paciente, o espaço precisa estar muito limpo para que não ocorram eventos adversos, como o surgimento de insetos, cabelos e poeira. “É um setor que pede mais atenção, mas a limpeza é importante em todos”, lembra.

Cuidado e empatia

No Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), 34 funcionários se dividem no serviço de higienização. Eles estão em todos os setores, mas com estratégias diferentes. Nas enfermarias, por exemplo, atuam sempre os mesmos auxiliares para evitar o transporte de possíveis agentes contaminadores entre os ambientes. “São profissionais comprometidos que, além de cuidadosos, demonstram empatia”, explica Daniela Nascimento Moraes, gestora da equipe.

Fátima Pereira Silva, de 60 anos, está há 25 na função “Eu não sei explicar, eu adoro meu trabalho. Eu gosto dos amigos que fiz aqui e de poder conversar com os pacientes, fazer companhia”, declara.