Elogios, críticas e sugestões: ouvidores da Saúde do Ceará fazem mediação entre cidadãos e gestão pública

15 de março de 2024 - 17:11 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Arquivo pessoal e Thamires Oliveira

Márcia Monteiro, ouvidora-geral da Saúde do Ceará

Garantir que demandas, reclamações e elogios da população em relação aos serviços da Saúde do Ceará sejam ouvidas e atendidas. Essa é a função das 78 ouvidorias das diversas unidades e órgãos vinculados à Secretaria da Saúde (Sesa). Esse quantitativo está distribuído entre a Ouvidoria-geral e as setoriais, existentes nas unidades assistenciais, Superintendências Regionais e Áreas Descentralizadas de Saúde.

Criada em novembro de 1991, a Ouvidoria da Rede Sesa foi a primeira a ser implantada no Poder Executivo Estadual. O setor é responsável pelo recebimento e triagem das demandas para garantir maior eficácia e celeridade ao fluxo das manifestações.

Para a ouvidora-geral da Sesa, Márcia Monteiro, o ofício que exercita diariamente tem a função de fortalecer o vínculo entre o cidadão e a gestão. “Nós, ouvidores, atuamos para possibilitar proporcionar à gestão a perspectiva do cidadão acerca dos serviços de saúde, subsidiando assim a tomada de decisão quanto à melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.

Dia Nacional do Ouvidor

Neste sábado (16), celebra-se o Dia Nacional do Ouvidor como reconhecimento aos profissionais que desempenham o papel de mediadores entre os cidadãos e as instituições públicas. 

Os ouvidores produzem informações estratégicas, e disponibilizam por meio de relatórios, com o intuito de promover melhorias contínuas de processos, serviços e políticas públicas de saúde. “A ouvidoria é uma ferramenta estratégica de promoção da cidadania em saúde,  incentivando a participação popular e a inclusão do cidadão no controle social em relação às ações e serviços do SUS no Ceará”, conclui Márcia Monteiro.

Uma ouvidoria tem como princípio básico atuar na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição que representa, fundamentando a atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção e transparência. O setor é responsável pelo recebimento e triagem das demandas para garantir maior eficácia e celeridade ao fluxo das manifestações.

Canais de comunicação

Para registrar elogios, críticas ou sugestões, os usuários dos serviços da Saúde do Ceará podem utilizar os canais da plataforma Ceará Transparente e do Ouvidor SUS. As demandas também podem ser enviadas por telefone, e-mail ou pelo atendimento presencial.

Os usuários do Sistema Único de Saúde podem usar o Ceará Transparente e Ouvidor SUS para registrarem reclamações ou elogios

Atendimento: 0800 275 1520

Central da Ouvidoria Geral do SUS/MS: 136

Central da Plataforma Ceará Transparente: 155

E-mail: ouvidoriasesa@saude.ce.gov.br

Atendimento presencial na Ouvidoria-geral da Sesa: das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema