Residência Multiprofissional forma novos 312 especialistas em diversas áreas da Saúde

27 de janeiro de 2023 - 14:32 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz


Solenidade de encerramento da turma VIII reuniu gestores de Saúde, preceptores e sociedade civil

O estado do Ceará ganhou reforço de novos 312 profissionais especializados pelo Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti). A iniciativa é da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O evento de formatura ocorreu na sede da autarquia na última quarta-feira (25) e reuniu, além dos concludentes, gestores de Saúde, preceptores do Programa e sociedade civil. A programação foi encerrada nesta sexta (27).

O novo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, destacou a relevância dos novos profissionais para a Saúde cearense. “A Residência Multiprofissional é muito importante para a população. Estamos levando para a rede trabalhadores muito mais habilitados, capacitados e sensíveis, e este é um comentário que sempre ouço, do quanto os egressos da Resmulti são diferenciados”, disse.

A diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, enfatizou a repercussão do processo formativo a partir de agora. “A residência deve impactar individualmente a vida de vocês, mas, com certeza, vai transformar os ambientes de trabalho onde atuarão”.

Júlia Ribeiro, psicóloga e residente do componente comunitário da Resmulti, participou da mesa de abertura da solenidade de conclusão da turma VIII. “A residência foi um momento muito revolucionário na minha vida profissional. Tive o privilégio de vivenciar o dia a dia da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de um município do Sertão Central e de lutar por um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais fortalecido”, avaliou.

Gerente de Pós-Graduação em Saúde da Escola, Alciléa Carvalho frisou a interiorização do componente hospitalar do Programa, executado pela primeira vez a partir da implantação de duas turmas de Neurologia nos hospitais regionais do Cariri (HRC) e do Sertão Central (HRSC), ambas unidades da Rede Sesa.

“Vocês marcam o ingresso de novas categorias dentro das equipes de Saúde da Família do nosso processo formativo. Isso os coloca em um lugar não só de empoderamento, mas de ressignificação do papel dos profissionais nos territórios de atuação”, pontuou a gestora.

Mostra de experiências exitosas

A semana de encerramento das atividades da turma VIII incluiu, ainda, a realização da VI Mostra de Experiências Exitosas da Residência Multiprofissional em Saúde. De 25 a 27 de janeiro, o evento reuniu mais de 30 apresentações feitas por residentes e preceptores dos componentes comunitário e hospitalar do Programa.

As atividades e os trabalhos foram desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos de formação. “Essa é uma turma qualificada a partir de um currículo integrado, interdisciplinar e interprofissional. Isso é um grande diferencial para o mercado”, afirmou Edimilson Gomes, tutor do programa de Saúde da Família e Comunidade da Resmulti.

Ouça

Germano Lucas, residente em Saúde da Família e Comunidade, fala sobre a experiência de dois anos no Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti da ESP/CE.