Biólogo e doutor em Ciências Médicas, Luciano Pamplona assume Superintendência da ESP/CE

26 de janeiro de 2023 - 20:14 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Ariane Cajazeiras e Juliana Marques
Fotos: Deborah Muniz

Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa quarta-feira (25)

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), tem novo superintendente. O biólogo e doutor em Ciências Médicas Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti assume o comando da autarquia para o quadriênio 2023-2026.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa quarta-feira (25) e assinada pela governador Elmano de Freitas. Um dia antes, Pamplona foi apresentado aos demais gestores da Escola pela titular da Sesa, Tânia Mara Coelho.

Segundo a secretária, o novo superintendente chega ao equipamento com o objetivo de fortalecer a atenção primária, os trabalhos em Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação de gestores públicos. “Ele tem uma dupla missão de, em paralelo ao trabalho científico, consolidar o primeiro nível de atenção, foco também da nova ministra da Saúde [Nísia Trindade]. A Escola sempre foi a principal formadora de profissionais e precisamos continuar com essa responsabilidade”, afirmou a gestora durante o encontro de terça-feira (24).

Ao lado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, Luciano Pamplona foi apresentado a gestores da ESP/CE na última quarta-feira (24)

Luciano Pamplona destacou que a Educação será prioridade em sua administração. “A Escola precisa consolidar, principalmente, a parte da atenção primária, de vacinas. A ideia é ver onde e como a ESP/CE pode colaborar com a formação e a qualificação dos recursos humanos do SUS, avançando nos indicadores de saúde“.

Sobre o superintendente

Luciano Pamplona é biólogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (2001), com especialização em Vigilância Epidemiológica pela ESP/CE (2003) e em Epidemiologia para Gestores de Saúde pela Johns Hopkins University/MS (2005). Tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Ciências Médicas pela mesma instituição (2009). É docente e membro do colegiado dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e em Patologia da UFC.

Pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), atua como professor da disciplina de Saúde Baseada em Evidências da Faculdade de Medicina (Famed/UFC) e na coordenação de Pesquisa e Extensão do curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). De 2000 a 2013, participou do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa.