Helv realiza primeira cirurgia de colectomia por vídeo em paciente com câncer de intestino

23 de janeiro de 2023 - 12:34 # # # # # #

Assessoria de Comunicação Helv | ISGH
Texto: Márcia Catunda
Foto: Divulgação/Helv


Procedimento retira parte comprometida do intestino grosso

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv) é uma das unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) que mais realiza videocirurgias abdominais. Com isso, o equipamento vem se tornando referência na área, apesar de ser um dos hospitais estaduais com o menor tempo de funcionamento. Na última semana, o Helv vivenciou um novo marco: o primeiro procedimento de colectomia com técnica minimamente invasiva.

LEIA TAMBÉM: Helv atinge a marca de 13 mil procedimentos cirúrgicos eletivos e 29 mil consultas ambulatoriais

A cirurgia, feita por vídeo, retira uma parte comprometida do intestino grosso. “Doenças que afetam o órgão podem ser benignas, como diverticulite [Inflamação ou infecção em uma ou mais das pequenas bolsas do trato digestivo], ou malignas, como foi o caso do tumor encontrado nessa paciente”, afirma Thiago Costa Maia, cirurgião responsável pela operação.

A paciente é uma mulher de 73 anos, diagnosticada com câncer de intestino com alto risco de obstrução. A colectomia videolaparoscópica pode evitar câncer colorretal, diverticulose/diverticulite e outras doenças inflamatórias intestinais, além de bloqueios e perfurações.

Complexidade

Segundo Maia, o procedimento é considerado de grande porte e com risco cirúrgico maior. “Isso mostra que temos condições e recursos necessários para realizar cirurgias de maior complexidade. Afinal, contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada, com cirurgiões e anestesistas competentes, e profissionais da Enfermagem bem treinados”, avalia o coordenador médico do bloco cirúrgico, Wlademir Roriz.

Dentre os benefícios da técnica, estão o menor tempo de internação e a consequente recuperação mais rápida, proporcionando alívio da dor no pós-operatório, e a redução de medicações analgésicas.

“A maioria dos procedimentos contemplados com a videocirurgia no Helv é de menor porte, como apendicectomias e colecistectomias. Para a colectomia por vídeo, além de um treinamento da equipe assistencial, são necessários materiais específicos como pinças atraumáticas, clipes e grampeadores cirúrgicos. Os itens permitem a realização de uma intervenção de grande porte por meio de pequenas incisões, proporcionando resultados muito bons para o paciente”, acrescenta o Roriz.