Hias realiza sessão de cinema para familiares de pacientes da Unidade de Cuidados Prolongados

20 de janeiro de 2023 - 11:40 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto: Letícia Maia
Fotos: Divulgação/Hias


Ação é alusiva ao Janeiro Branco, movimento de promoção da saúde mental

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), cumpre o propósito de garantir assistência segura e humanizada. Nesse sentido, a relação entre profissionais, pacientes e familiares é pautada pelo cuidado, pelo afeto e, sobretudo, pelo respeito.

Nessa quinta-feira (19), a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do equipamento realizou uma ação alusiva ao Janeiro Branco, movimento de promoção da saúde mental. O setor acolhe crianças e adolescentes com condições crônicas complexas, cujos tratamentos exigem longos períodos de internação e impactam, inclusive, na rotina de suas famílias.

Para promover um momento de interação e debate, o Serviço Social e a equipe da Residência Multiprofissional do departamento prepararam uma sessão de cinema com direito à pipoca para mães, pais e acompanhantes dos pequenos.

“Ao exibir o filme Pequena Miss Sunshine, abordamos questões relevantes de forma leve e acessível, por se tratar de uma comédia. Momentos assim são de muita importância para sair um pouco da rotina hospitalar. Além de todo o empenho dedicado a cada paciente, devemos ser capazes de apoiar os seus familiares”, avalia Nina Girão, assistente social da UCP/Hias.

A psicóloga Alexia Machado, residente em Pediatria, detalha quais serão os impactos da iniciativa. “A atividade objetiva minimizar os momentos de estresse, fadiga e ociosidade. Saúde mental trata-se de um estado de bem-estar muito amplo. Logo, proporcionar acesso à cultura, à arte e ao lazer são fundamentais”, afirma.