Com três anos de atividades, Felicilab desenvolve metodologias inovadoras e ferramentas livres

16 de janeiro de 2023 - 16:34 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Paulo Amoreira


Laboratório da ESP/CE traçou estratégias em inovação durante a pandemia de covid-19

O Laboratório de Inovação no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará (FeliciLab), vinculado à Escola de Saúde Pública do Estado Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), completa três anos de atuação acumulando importantes colaborações para a Saúde. Com foco em metodologias inovadoras e ferramentas livres, o equipamento está à frente de soluções que fizeram diferença no enfrentamento à pandemia de covid-19 em território cearense.

Um dos produtos é o hotsite Coronavírus – cujo número de visualizações bate oito milhões. A plataforma reúne informações sobre a pandemia no Ceará e disponibiliza dados atualizados sobre casos, óbitos e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É possível encontrar na ferramenta, ainda, detalhes sobre medidas de prevenção e outras orientações para a sociedade.

De acordo com o coordenador do FeliciLab, Uirá Porã, os serviços e os produtos desenvolvidos pelo Laboratório podem ser úteis em diversas secretarias do Governo do Ceará. “Temos trabalhado para criar uma rede colaborativa de promoção da felicidade das pessoas por meio de políticas públicas eficientes”, explica.

Projetos desenvolvidos

Outras plataformas foram executadas pelo Laboratório em meio ao contexto pandêmico. O aplicativo iSUS foi uma delas. O sistema permite aos profissionais de saúde acessar informações de pacientes de forma rápida e segura, e realizar o registro e o monitoramento de casos suspeitos e confirmados de covid-19. O app também disponibiliza protocolos, fluxogramas, pesquisas e documentos úteis para os trabalhadores. A ferramenta soma mais de 415 mil visualizações.

O Mapa Digital da Saúde é mais uma plataforma elaborada pela equipe. Com mais de 724 mil visualizações, 46 mil acessos e 17 mil cadastros, o serviço possibilita o acompanhamento da ocupação de leitos de UTI no Estado e, por consequência, a tomada de decisão sobre alocação de recursos.

O Felicilab também criou o site Elmo. O espaço agrega novidades sobre o capacete de respiração assistida que ajudou a salvar milhares de vidas. O endereço eletrônico tem mais de 129 mil visualizações. Em 2022, o conteúdo foi traduzido para o inglês, devido à alta procura. Acessos de 80 países já foram registrados no portal.

Design Thinking

O Felicilab realiza, ainda, a oficina de Design de Serviços, metodologia que induz uma análise colaborativa na qual trabalhadores de instituições assumem o protagonismo para identificar as causas de desafios laborais.

A atividade alia ferramentas de Design Thinking – processo originado da área do Design e adaptado às empresas para oferecer produtos e serviços conforme a real necessidade dos clientes – à escuta qualificada. A estratégia busca promover mudanças para melhorar o desempenho de setores e pode ser aplicada em instituições públicas e privadas.