ESP/CE conclui capacitação sobre Vigilância das Violências e dos Acidentes em Juazeiro do Norte

12 de abril de 2024 - 15:15 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo Pessoal

Iniciativa envolveu profissionais da saúde que atuam na Região do Cariri

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as lesões ocasionadas por causas externas, ou seja, violências e acidentes, resultam em mais de cinco milhões de mortes, por ano, no mundo. O número considera ocorrências de trânsito, suicídios, quedas e homicídios.

Reconhecendo o impacto gerado por esses eventos e buscando aperfeiçoar a assistência às vítimas no território cearense, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), formou mais uma turma do Curso Básico de Vigilância das Causas Externas (Violências e Acidentes).

Ao todo, 30 alunos receberam a capacitação, que é coordenada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps), por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa. O grupo foi formado por profissionais que atuam como coordenadores e técnicos da Vigilância Epidemiológica das Superintendências Regionais de Saúde e Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) da Região do Cariri.

Realizada de modo híbrido na cidade de Juazeiro do Norte (CE), entre 8 e 12 de abril, a iniciativa teve como principal objetivo o fortalecimento da Vigilância das Violências e dos Acidentes, subsidiando os trabalhadores da saúde na realização da notificação de violência, da coleta, da consolidação, da análise e da divulgação dos dados epidemiológicos no estado.

Conhecimentos aprimorados

A enfermeira Expedita dos Santos foi uma das alunas e diz que a principal motivação foi a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área de atuação dela. “Todo esse aprendizado tem sido de grande relevância para uma Vigilância em Saúde mais sensível, ativa e oportuna. Principalmente quando consideramos a qualidade do conteúdo ministrado pelo corpo docente da ESP/CE”, destacou a profissional.

Leia mais: Educação Permanente em Saúde: ESP/CE prevê capacitação de seis mil profissionais do SUS em 2024