I Workshop de Enfermagem Pediátrica do Hias promove intercâmbio de experiências para a melhoria da assistência

30 de novembro de 2022 - 15:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Letícia Maia


Evento foi realizado na sede da Sociedade Cearense de Pediatria e reuniu profissionais e acadêmicos

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, nesta quarta-feira (30), o I Workshop de Enfermagem Pediátrica. O evento, realizado na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), reuniu, além de profissionais, acadêmicos de diversas instituições.

A extensa programação, distribuída ao longo de todo o dia, proporcionou um intercâmbio de experiências visando ao aprimoramento contínuo da assistência. De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Hias, Rejane Carvalho, a iniciativa objetiva a qualificação direta e indireta de mais de mil trabalhadores da área atuantes no equipamento.

“Estão presentes membros de setores estratégicos que compartilham, cotidianamente, saberes com seus pares. O resultado que se pretende alcançar é um serviço cada vez melhor”, afirmou.

Os temas abordados contemplaram ferramentas de cuidado, além de estratégias de engajamento e monitoramento de dados. Dentre os assuntos em destaque, estiveram, ainda, o impacto das vivências da primeira infância ao longo da vida e os avanços e desafios da Oncologia Pediátrica.

Ao parabenizar a organização do evento, a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, detalhou a metodologia Lean como ferramenta de gestão em hospital pediátrico, cujo intuito é, por meio da otimização de fluxos e processos, ampliar a agilidade, a satisfação, a eficiência e o controle de riscos, reduzindo desperdícios, retrabalhos, burocracias, etapas desnecessárias e gastos excessivos.

“O conceito just in time objetiva direcionar o recurso certo ao lugar certo, no tempo certo, com a equipe certa, de acordo com a necessidade de cada paciente. Essa cultura proporciona uma rotina muito mais eficaz, impactando positivamente o trabalho das nossas equipes e a qualidade da assistência prestada”, explicou.

Presente na ocasião, a enfermeira Zélia Mota, coordenadora da Neonatologia, ressaltou a pluralidade de benefícios esperados a partir da discussão de práticas exitosas. “Buscar oportunidades de melhoria é um dos nossos intuitos. Ao dialogar em equipe, promovemos transformação positiva e valorizamos o estudo e a Ciência”, completou.