XIII Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória: Hospital de Messejana abre inscrições e divulga edital para submissão de trabalhos

3 de novembro de 2022 - 15:44 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto: Jéssica Fortes
Arte gráfica: Priscila Lima


A Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já está com data marcada: 22 e 23 de novembro. Em sua 13ª edição, o evento abordará o tema Desafios atuais para a Fisioterapia na avaliação do diagnóstico cinético funcional. Inscrições e submissão de trabalhos seguem até 17 de novembro. Inscreva-se de forma gratuita.

Podem participar profissionais do HM, de outras instituições e estudantes da área da Fisioterapia. No dia do evento, pede-se a doação de uma lata de leite em pó, a ser doada a uma instituição filantrópica.

“A Jornada busca contemplar a assistência ao paciente do nível ambulatorial ao crítico, tanto adulto como pediátrico, ampliando diversos caminhos até a gestão em Fisioterapia. Este ano, traremos como diferencial, a participação de dois palestrantes convidados, Francisco Tiago Oliveira (BA) e Cláudio Gonçalves Albuquerque (PE), que trarão atualizações baseadas em evidências para prática clínica”, comenta a fisioterapeuta e presidente da iniciativa, Franciane Muniz Lucena.

Serão dois dias de programação, com discussões sobre assuntos relacionados à rotina de trabalho dos profissionais da área. Dentre os temas a serem debatidos, estão: cuidados e assistência fisioterapêutica em crianças com ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea); avaliação clínica na reabilitação pulmonar e atuação da fisioterapia cardiovascular na insuficiência cardíaca.

As duas últimas edições da Jornada ocorreram de forma remota. Muniz avalia positivamente o retorno do evento para a modalidade presencial após a pandemia. “Estamos ansiosos por este retorno. A possibilidade de reunir os profissionais e promover discussões e conhecimento é uma grande motivação para nós”, avalia.

Aos interessados em apresentar temas livres orais, a Comissão Científica informa que o processo de submissão de trabalhos será feito pelo e-mail jornadademessejana2022@gmail.com até 17 de novembro, conforme normas estabelecidas em edital.

Serviço

XIII Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória do HM
Inscrições: até 17 de novembro de 2022
Submissão de trabalhos: até 17 de novembro de 2022 (enviar para jornadademessejana2022@gmail.com)
Evento: 22 e 23 de novembro de 2022, das 8h às 17h
Local: Auditório A do Hospital de Messejana
Informações: (85) 3101-4128 ou (85) 3101-4065