HGWA lança cartilha sobre direitos e deveres de pacientes e acompanhantes

20 de outubro de 2022 - 11:09 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão


Em formato de cartilha, o material traz informações que asseguram ao cidadão o direito ao atendimento

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), lançou a Carta de Direitos e Deveres dos Usuários. Em formato de cartilha, o material é uma importante ferramenta que traz informações que asseguram ao cidadão o direito ao atendimento.

O documento, com ampla divulgação, está sendo exposto em todas as clínicas e recepções do hospital, tanto em formato impresso como através de QR-Code. O conteúdo foi elaborado de acordo com o Manual de Normas de Acesso do HGWA, e com o apoio da Direção, da Ouvidoria, do Serviço Social e do Núcleo de Atendimento ao Cliente.


O documento está sendo exposto em todas as clínicas e recepções do hospital

A diretora de Gestão e Atendimento, Carla Fonteles, destaca que a expectativa é agregar conhecimento e empoderamento aos usuários. Ela cita o direito ao atendimento de qualidade, humanizado, efetivo e livre de qualquer discriminação. Pontuando também a responsabilidade que cada um deve quanto aos seus deveres dentro do ambiente hospitalar.

“A cartilha organiza o acesso à assistência e torna públicos os direitos e deveres, não apenas para os pacientes e seus acompanhantes, mas também para dar ciência a todos os colaboradores. Sem dúvida, trará um ambiente hospitalar harmonioso e uma convivência mais tranquila à medida em que todos sabem de seus direitos e deveres”, destaca.

O coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa, diz que a cartilha facilita para que todos exerçam sua cidadania. “Estamos trabalhando, semanalmente, esses direitos e deveres com os acompanhantes, como uma forma de socialização e também buscando o respeito recíproco entre usuários e colaboradores”, afirma.

Conteúdo

Ao todo, são 32 tópicos sobre os direitos dos usuários e 12 relacionados aos deveres. Entre os principais pontos, constam o direito ao atendimento ágil, o recebimento de informações em linguagem adequada, o respeito à crença espiritual e religiosa, os direitos da pessoa com deficiência, o estímulo à recreação em casos de criança ou adolescente, além dos deveres, como o respeito aos funcionários e prestadores de serviço da unidade, às normas e às rotinas do hospital, entre outros.