Hospital São José promove ação no Dia Mundial da Higienização das Mãos

5 de maio de 2022 - 13:25 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra


À esquerda, amostra coletada em celular não higienizado. À direita, amostra coletada em mão devidamente limpa

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou diversas atividades no Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado nesta quinta-feira (5). Organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade, a ação teve como objetivo principal conscientizar profissionais da instituição sobre a importância da higiene correta das mãos.

“Nesta data, que foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas do mundo todo se mobilizam para reforçar este hábito simples, mas fundamental para a prevenção de infecções”, afirma a infectologista e coordenadora da CCIH do HSJ, Evelyne Girão. A médica ressalta que a medida de higiene é, comprovadamente, a mais eficaz para reduzir a transmissão de agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos.


Atividades lúdicas e educativas mostraram a importância de higienizar as mãos no ambiente hospitalar

A equipe da CCIH desenvolveu atividades lúdicas e educativas voltadas aos funcionários da assistência. Em uma das ações, colaboradores puderam observar, por meio de luz ultravioleta, como os membros ficam após o processo de higienização, que pode ser feito em menos de um minuto com água e sabão ou com álcool em gel.

“A higienização das mãos depende diretamente dos profissionais. Por isso, a adesão a essa prática é necessária para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. Com essa iniciativa, nós queremos que os funcionários entendam que todos são essenciais para a melhora do cuidado com o paciente”, detalha a enfermeira e integrante da CCIH, Mayara Torres.

Ao longo da semana passada, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São José colheu amostras de superfícies e das mãos de funcionários antes e depois da higienização. Realizadas com swab (haste flexível com ponta de algodão), as coletas passaram por análise e foram apresentadas aos funcionários nesta quinta-feira.

A técnica em Enfermagem Dulcineia Oliveira ficou surpresa com os resultados. A profissional trabalha há 30 anos no HSJ e conta que higienizar as mãos corretamente faz parte da rotina de trabalho. “As mãos são um veículo de contaminação e é muito importante que a gente mantenha a higiene delas corretamente. Esse é um hábito que traz segurança para mim e, principalmente, para o paciente”, ensina.

Cuidados fora do ambiente hospitalar

Imprescindível para o trabalho de profissionais de saúde, a higiene das mãos é uma prática que precisa ser adotada por toda a população. O hábito deve ser seguido, por exemplo, antes e após a alimentação e a ida ao banheiro. 

De acordo com a infectologista Evelyne Girão, os cuidados precisam ser reforçados em caso de suspeita de virose ou infecções. “Essas atividades diárias têm um potencial de transmissão de agentes infecciosos. Então, a higiene das mãos deve fazer parte do nosso dia a dia. A comunidade em geral tem, nelas, a possibilidade de prevenir infecções”, acrescenta a médica.

Veja como higienizar as mãos adequadamente: